4 Passos Necessários para Aprimorar a Segurança do Seu Blog?

Os blogs são uma parte essencial da internet. Eles servem tanto como diários pessoais quanto como meios de divulgar os seus negócios, as suas ideias, suas opiniões diversas e manter uma rede de pessoas com interesses em comum. Em geral, eles são mais fáceis de se interagir e criar do que os sites em si, não exigindo grandes conhecimentos por parte dos usuários. Mas essa facilidade também traz riscos à segurança tanto de quem cria quanto de quem acessa um blog. Plataformas populares como Blogger e WordPress oferecem várias funcionalidades de segurança, mas conhecer suas fraquezas é essencial para que o usuário saiba como prevenir as principais ameaças.

As principais ameaças aos blogs

Assim como tudo aquilo que está atrelado à internet, os blogs também possuem as suas vulnerabilidades. Eles podem ser infectados por malwares, ter a sua base de dados corrompida e sofrer invasões de hackers, alterando os links para redirecionar o usuário a sites desprotegidos, assim obtendo os dados desses usuários e infectando os seus dispositivos.
Para cada ameaça, há uma forma ou mais de se manter a sua integridade e a integridade dos usuários que se conectam aos seus blogs. Afinal, você quer compartilhar experiências e ideias, e não riscos nem ameaças.

Como aprimorar sua segurança (e a segurança de quem acessa os seus blogs)

Há várias formas de melhorar a integridade dos seus blogs e, consequentemente, melhorar o nível de confiabilidade e a segurança dos usuários que frequentam seus blogs. A seguir, vamos listar algumas das principais formas de aprimorar sua segurança e evitar danos à sua plataforma, aos seus dispositivos e a todos aqueles que se conectam de alguma forma a esses elementos.

Mantenha as atualizações do seu blog

É extremamente importante manter os plug-ins e os principais aspectos do seu blog atualizados, constantemente. A maior parte dos ataques é automatizada, o que significa que os bots vão conseguir infectar mais facilmente os blogs com plug-ins desatualizados.
Um passo fundamental é ter um firewall em seu blog, o qual irá aprimorar a segurança virtual e obter as principais atualizações. Há plug-ins confiáveis que têm justamente a funcionalidade de manter os aspectos dessas plataformas constantemente atualizados.

Use senhas fortes e mantenha-as em segurança

Geralmente, quando falamos em invasões, imaginamos hackers altamente especializados e profissionais. Porém, qualquer usuário pode usar métodos simples para invadir o seu sistema. O uso do método Brute Force (Força Bruta) é bastante comum e consiste em simplesmente tentar encontrar a combinação certa para invadir a sua conta.

Se alguém tiver acesso ao e-mail com o qual você acessa plataformas como o WordPress e o Blogger, por exemplo, esta pessoa pode simplesmente tentar descobrir a sua senha manualmente, tentando as combinações mais básicas. Quanto mais simples e fraca for a sua senha, mais fácil será a invasão.

Crie senhas diferentes para cada programa, plataforma ou rede. Não use a mesma senha para absolutamente tudo. Crie senhas adequadamente longas, evitando combinações curtas demais. Quanto maior for a senha, mais difícil será de quebrá-la ou de descobrí-la.Use combinações aleatórias, evitando séries fáceis como o seu nome, data de aniversário, etc.

Há malwares capazes de compilar milhões de senhas em poucos minutos, e se a sua senha for muito fácil ou óbvia, provavelmente esses programas irão conseguir captá-la.

Utilize servidores/aplicativos de VPN

Outra dica importantíssima é utilizar servidores e/ou aplicativos de VPN. Uma VPN é uma Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), uma rede que criptografa os seus dados, protege a sua conexão, oculta a sua atividade online e permite a mudança da sua geolocalização, ou seja, do seu endereço de IP.

Esses provedores protegem tanto o seu computador quanto os seus dispositivos móveis. Como esses dispositivos facilitam a sua vida e te permitem gerenciar os seus blogs onde quer que você consiga se conectar, eles são ótimas ferramentas.

Mas, como a maioria deles utiliza sistemas operacionais Android, é importante usar aplicativos de VPN feitos especialmente para esses sistemas. Muitas vezes, o usuário usa redes públicas de Wi-Fi para se conectar, e essas redes geralmente são pouco seguras: os provedores VPN ajudam a aprimorar a sua segurança nessas redes, impedindo com que hackers acessem o seu dispositivo.

Instale um SSL

Um SSL é um Secure Sockets Layer, um dispositivo de segurança padrão que faz a criptografia de um link entre um servidor da web e um navegador da web. Em termos simples, um SSL protege a comunicação entre um ponto A (o servidor no qual o website está hospedado) e um ponto B (o navegador do usuário), ajudando a prevenir interceptações do tráfego de dados desta conexão.

Utilizar um bom SSL é um ótimo meio de proteger informações como senhas e dados de cartão de crédito, bem como outras informações sensíveis. Já que os sites com HTTP não são mais considerados seguros, usar o HTTPS é crucial, e um serviço de SSL é a melhor forma de fazê-lo.

Gostou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *