Documentários de qualquer natureza são muito interessantes para expandir o conhecimento em alguma área específica. Como designers, buscamos inspiração o tempo inteiro para que nossos projetos fiquem cada vez mais interessantes e inovadores.

Nesse artigo vou listar os melhores documentários de design que conheço para que sirva também de inspiração para você crescer como designer. Cada um deles coloca uma perspectiva diferente a respeito da criação de design e arte. Espero que sirvam para fazer você olhar para seus próximos designs de uma forma um pouco diferente.

5 dos 6 documentários estão disponíveis para serem assistidos gratuitamente online e apenas um requer uma assinatura ou trial do Netflix.

Design & Thinking

O documentário Design & Thinking apresenta o processo de Design Thinking (Pensamento em design) através de entrevistas com designers e artistas de grandes empresas como Autodesk, Coca-Cola e outros. O ponto é em como os designers tem a habilidade de causar um impacto significativo na resolução de problemas reais no mundo.

Estratégias e muita consideração com determinados elementos podem causar efeitos muito positivos no dia a dia de pessoas e resolver problemas até bastante sérios e humanitários no mundo.

O documentário Connecting é curto mas bem legal. Ele mostra com o design evoluiu nos últimos 5 anos e ajuda a mostrar que podemos dar um passo para trás na constante inovação e progresso. Olhar para design de interação e UX design por uma nova perspectiva.

Design is Future

O documentário Design is Future é muito bom e foi muito bem construído. Ele acontece no Disseny Hub em Barcelona durante a Barcelona Design Week e explora ideias para o futuro do design. Em especial o documentário mostra a ascensão do design nas últimas duas décadas.

Design is Future explora algunas pensamentos interessantes sobre o papel do design e design thinking. Coloca questões para alguns profissionais que tem a visão mais futurista. Além disso tem uma visão particular e muito bacana sobre o design como ferramenta para auxiliar na inovação e sustentabilidade para as pessoas, negócios e a própria sociedade.

The Modern Russian Design

Modern Russian Design é um documentário de Sergey Shanovich e passa insights únicos sobre a região da Rússia e sua indústria do design. Quem são os indivíduos que estão tentanto causar um impacto entre as várias áreas do design. O documentário cobre os últimos 20 anos de progresso na Rússia na área e mostra os designers que ajudaram nesse movimento.

Algumas das áreas do desgign que o documentário cobre são o design de moda, industrial, multimídia, web e gráfico.

Jeffrey Zeldman 20 years of Web Design and Community

Como o próprio nome já diz, esse documentário tem Jeffrey Zeldman como protagonista. Essa figura importante e inspiradora no universo do design discute uma variedade de tópicos sobre o passado, presente e até o futuro do design.

Para quem não conhece, Jeffrey é o criador do “A List Apart” e é cheio de dicas legais para designs e desenvolvedores, em especial para tópicos como a criação de listas de e-mail e futuro do web design. É um documentário bem legal pois tem uma visão de alguém que está ativo desde o início de uma grande indústra hoje.

Abstract: The Art of Design

Essa série sensacional da Netflix devota seus episódios para cada uma das grandes áreas do design. Ele é muito inspirador e, por exemplo, para os episódios de design web e gráfico temos o artista Christoph Niemann e a ilustradora Paula Scher.

O documentário tem insights bem particulares sobre o processo criativo e de design thinking. Além disso ele apresenta como o design afeta e impacta nossas vidas diariamente.

Cada um dos documentários acima, apesar de passarem por pontos similares como a influência do design em nossas vidas, tem características únicas.

Vale muito a pena colocá-los em sua lista de filmes e documentários e depois que assistir comenta aqui nesse post o que achou.

Divirta-se!

Autonomia Profissional Banner