Existem algumas habilidades que quem aspira ser ou já é desenvolvedor(a) web ou web designer tem que saber. Essas habilidades são tão importantes e cruciais para a prática da profissão que você praticamente tem que saber executá-las dormindo.

Mesmo que você não seja um web designer, essa habilidades são cada vez mais importantes para todos que estão em posições de desenvolvimento de sites ou design. Esse artigo explica com certo detalhe o por quê cada uma é importante e também como você pode fazer para se aperfeiçoar mais.

Aproveite para conferir nosso artigo com as dicas que todo designer de UX deveria saber.

Programar em HTML e CSS

HTML e CSS são os principais blocos das páginas na web. São linguagens que com pouco esforço é possível compreender bastante. Seja você um desenvolvedor ou não, você precisa saber pelo menos como ler e entender o que está acontecendo por trás das páginas na internet. Dependendo do seu trabalho, conhecimentos avançados vão te ajudar mais do que imagina.

Designers e programadores de vários tipos acabam tendo que lidar com HTML e CSS de tempos em tempos. Podemos dizer que até profissionais do marketing agora estão precisando aprender o básico para mexerem em blogs e páginas mais simples.

Se você precisa aperfeiçoar seus conhecimentos, sugiro dar uma olhada nessa compilação que preparamos dos melhores sites para se aprender programação. Agora, se você já é um mestre, continue assim mas não descanse muito pois novas funcionalidades e ferramentas estão sendo introduzidas e suportadas por navegadores o tempo todo.

Editar imagens e fotos

Antigamente apenas fotógrafos e alguns tipos de designers precisavam saber manipular fotos e imagens. Essa situação mudou e tanto programadores quanto a maior parte de designers precisa saber pelo menos o básico de edição no Photoshop ou outros programas similares.

Seja para cortar, adicionar textos, fazer uma montagem ou melhorar as cores o conhecimento nessa área está muito requerido. Afinal boas imagens na web ajudam a causar boas impressões para os visitantes de qualquer tipo de site. Navegantes da web hoje são muito mais exigentes com a qualidade das imagens do que jamais foram.

Você não precisa ser um expert e fazer edições profissionais para revistas, mas precisa pelo menos saber manipular, cortar e tratar fotos e imagens. O que não faltam são tutorais aqui na Iglu sobre Photoshop e até estamos lançando um curso de Photoshop básico.

Escrever títulos e apresentações

Lorem ipsum é uma ferramenta sensacional para simular textos de parágrafos em designs na web. Serve para pensar em como o layout ficará quando pronto ou para apresentar para clientes. Contudo, é bastante complicado deixar um título com lorem ipsum. Simplesmente não dá.

Esse exemplo cômico serve principalmente para lembrar que hoje web designers e programadores acabam se tornando responsáveis pelo sucesso de títulos e apresentações nos sites feitos para seus clientes. Muitas vezes não temos um especialista em copywrite para avaliar o que o cliente manda para adicionar no site ou então ele mesmo pede para criarmos algo.

As habilidades de escrita e de saber escrever títulos ou pequenas frases ativantes está cada vez mais parte do trabalho. Sugiro sempre aperfeiçoar seus conhecimentos na área e uma ótima fonte para o assunto em português é no site Escreva para web, da Rock Content.

Saber utilizar qualquer aparelho digital

Em geral bons web desenvolvedores e designers são curiosos natos. Sempre baixando novos navegadores e programas ou fuçando com aparelhos diferentes. Seu nível de conforto com aparelhos digitais diferentes deve ser alto. Maior do que usuários comuns.

Isso é muito importante para que você fique por dentro de novas tecnologias. Contudo, também é relevante para saber lidar com aparelhos e tecnologias antigas. Pode ser que seu cliente apareça para visualizar seu site num blackberry daqueles antigos e você deverá conseguir em pouco tempo já encontrar seu caminho pelos menus. Isso demonstra habilidade com tecnologia e conta muito ao seu favor na hora que esse cliente for escolher o profissional.

Ficar melhor nessa área é basicamente uma questão de prática. Quanto mais aparelhos fuçar e quanto mais softwares testar mais confiante e tranquilo você será para lidar com outros sistemas. Lembre que isso inclui saber trabalhar com diferentes sistemas operacionais. iOS, Android, Windows Phone, Windows 7,8,10, macOS, Linux, etc.

Desenhar com confiança

Uma grande vantagem de saber um pouco de desenho é ajudar outros a visualizar suas ideias. Alguns profissionais e empresas adoram criar wireframes para começar a entender como seus sites nascerão.

Porém, o processo de criação dos wireframes já é algo que pode demorar. Se você souber rapidamente criar esboços de sua visão para mostrar para clientes com certeza vai encantá-los e aumentar produtividade da sua equipe ou mesmo de seu negócio como freelancer.

Você não precisa ser um artista, mas pelo menos ficar confortável com um papel e caneta já é suficiente. As vezes um tablet e uma caneta para ele hoje é até mais interessante. Existem alguns cursos online já de desenho, mas sugiro dar uma olhada nesse canal do YouTube que tem muita coisa legal e de graça por lá.

Usar frameworks populares

Programação cada vez mais é a arte de juntar partes prontas e formar algo novo. Não há necessidade inventar a roda a cada novo projeto e os frameworks estão aí para serem uma base sólida para novos sites. De CMS como WordPress a frameworks como o Bootstrap, essas ferramentas são sensacionais por já criar uma base segura e testada para que web designers possam se preocupar com apenas a inovação.

Além disso, utilizar frameworks é um passo adiante para facilitar manutenções futuras. Mesmo que outros profissionais peguem projetos antigos, terão maior facilidade se conhecerem bem o sistema por trás.

Minha sugestão é conhecer os principais frameworks e pelo menos um muito bem. Mesmo que o escolhido não seja muito popular, sempre haverá um mercado interessante para quem conhece bem de um sistema assim.

Backup

Websites parecem ser sistemas fechados sem influencia externa, mas não são. Muitos problemas podem ocorrer ao longo da vida de um site online e ter meios de restaurá-lo é algo muito importante. Seja por causa de uma alteração indesejada, um virus, problemas nos servidor ou outros inúmeros problemas, é melhor prevenir do que perder dados.

Fazer backups não necessariamente é uma habilidade, mas saber como manter websites online juntamente com a criação de salvaguardas é algo muito importante e necessário para o sucesso de qualquer desenvolvedor ou web designer.

Procure saber qual é a melhor forma de manter não só os arquivos do sites seguros como também os seus bancos de dados. Guardar apenas uma cópia do site no Github não é um backup. É preciso também garantir que o mais importante – os dados – estejam protegidos. Muitos servidores hoje garantem o backup, então dê preferência a eles.

 

 

Termos

UX, UI, DNS, URL, JavaScript, Full Stack, CMS, CDN, etc. Quanto mais aprendemos sobre web design, mais termos e conhecimentos parecem ser exigidos. Basicamente mesmo que você não vá utilizar muitos desses termos em seu trabalho, é importante saber o que eles significam. Não tem nada mais frustrante do que entrar em uma conversa com outros profissionais e sentir que não sabe de nada.

Além disso, muitas vezes a sua credibilidade será medida pelo seu conhecimento. Saber navegar entre as diversas áreas do desenvolvimento de websites, então, é muito importante. Podemos até mencionar que quanto mais você conhece, mais capacidade terá de inovar e até achar soluções para problemas que enfrenta.

Algo que é bem fácil e rápido para adquirir muito conhecimento é navegar entre os links do Wikipedia na área. Comece com um dos termos e vá expandindo seu arsenal de termos e conhecimentos. Não há bem um limite, mas enquanto tiver animado com a atividade, continue.

Conclusão

Como web design e programação para sites normalmente é algo aprendido online, nem sempre há um currículo objetivo para se seguir. Infelizmente as universidades não sabem ensinar sobre o assunto bem. No fundo elas não tem condições de se manterem atualizadas com a velocidade da troca de tecnologias.

Essa situação de aprender online é muito interessante, mas também abre margens para aprendizados ‘pela metade’. Espero que o artigo tenha passado brevemente por algumas das habilidades para se tornar um bom web designer.

Você possui todas essas habilidades? Tem alguma que precisa melhorar? Deixe aqui nos comentários abaixo e vamos continuar por lá.

Autonomia Profissional Banner