Há um tempo atrás estava navegando pelo site da revista New Yorker e me deparei com um post que refletiu para mim bastante do que é uma vida de freelancer. No post o cartunista Jeremy Nguyen criou vários adesivos em um formato de emblemas de um jogo. As famosas conquistas que hoje temos em tudo quanto é aplicativo ou jogo.

Nesse artigo vou comentar um pouco sobre cada uma das conquistas dessa idealização gamificada da vida de um profissional freelancer ou autônomo.

1- Foi Pago

Quem já tem algum tempo trabalhando como freelancer há de concordar que essa é uma das conquistas mais importantes e, infelizmente, muitas vezes difíceis. Não consigo contar quantas vezes nos últimos anos tive que ficar pressionando clientes para ser pago.

A gente acaba sempre achando jeito de melhorar essa parte para que haja segurança tanto da parte do cliente quanto da nossa. O que hoje gosto mais de praticar é receber 50% antes de iniciar o trabalho e 50% após a entrega. Assim pelo menos já garantimos uma parte do valor.

Naturalmente há profissionais que não executam, atrasam ou deixam os clientes na mão, mas esperançosamente cada vez menos “profissionais” assim terão no mercado. Esse tipo de coisa não ajuda no nosso crescimento como freelancer.

2- Saiu de casa

Essa conquista, no meu caso, tem até um efeito de vitória para minha família toda - minha esposa em especial ;). Se tem algo que grande parte dos profissionais freelancers acabam fazendo é ficar em casa demais.

Apesar de quase cômico isso, mês passado fui diagnosticado pela segunda vez nos últimos 5 anos com deficiência de Vitamina D! E olha que já tem 6 meses que praticamente só moro em região de praia pelo projeto Mini-vidas. Acaba que se não tenho uma razão muito forte para sair de casa durante o dia eu fico sem sol e dá nisso. Só fazendo um jogo e colocando uma conquista dessa para mudar o hábito.

3- Lembrou de comer

Entrar no “flow” e ser muito produtivo é uma delícia! Só que junto vem acompanhado uma total alienação do resto do mundo pelo período de foco total no trabalho. O que significa que o estômago não tem vez e esquecemos de comer.

É engraçado pois quando estou toda hora levantando e procurando algo para comer em geral significa que não estou conseguindo focar e realizar o trabalho - ou então é um trabalho muito chato e qualquer desculpa serve para procrastinar.

Em especial sinto que passo muito tempo sem comer quando estou programando de madrugada. Passo horas e quando vejo já estou quase em tempo de fazer jejum intermitente - que aliás é ótimo, fica a dica.

4- Terminou antes de 1 da madrugada

Olha! Esse é difícil viu. Sei que não estou sozinho nessa e que acaba que a rotina livre de profissionais autônomos facilita. Mas mesmo assim sinto que é algo que todos buscamos não fazer.

A vida sem horário fixo é interessante por diversos motivos e não a trocaria hoje por uma rotina totalmente restrita. Contudo, acabamos sempre extendendo o trabalho pela madrugada pela necessidade. Aí acordamos tarde…e aí fud** pois depois de alguns dias assim já virou rotina.

Fica aqui uma dica de como melhor gerenciar seu tempo.

5- Leu e entendeu o contrato todo

HA! Essa é tensa e já fui bastante prejudicado por isso. Algumas vezes acabamos entrando em alguns projetos que a empresa e/ou cliente do outro lado já possui um contrato padrão de contratação de freelancers.

Nesses casos nem sempre todas as cláusulas estão de acordo com aquilo que você deseja, mas tudo está tão misturado com o gerador de lero lero do advogadês que acaba passando batido.

O que todo mundo recomenda é o tradicional: “Procura um advogado para avaliar o contrato”. Mas falando sério, é bem provável que o valor do advogado só para olhar o contrato e te dar o OK consumirá uma boa parte do que vai fazer o trabalho valer a pena. Então na minha opinião o caminho é buscar ou uma consultoria inicial para saber identificar as principais furadas e também poder se resguardar pelos contratos.

6- Teve bom comportamento na ligação do Skype

Para não só ter conquistas difíceis na lista, essa é uma que para mim é mais engraçada do que complicada. Em geral eu acho que me comporto muito bem durante ligações de trabalho. Maaaas confesso que já houveram algumas ligações que acabei esquecendo que estava com vídeo e me deixei levar por posturas mais confortáveis ou mesmo fazendo expressões que não gostaria de compartilhar.

Ligações com vídeo sempre são melhores, mas tem que ter cuidado dobrado uma vez que tendemos a ficar mais descuidados dentro de nossas casas. Quem nunca estava de roupas íntimas e só colocou uma blusa para parecer que estava vestido na ligação profissional?

O que nos leva para a próxima conquista.

7- Vestiu calça

Imagino que não falo só por mim, mas a probabilidade de eu estar de calça tem sido cada vez menor. Vivemos em um país super quente e, trabalhando em casa, é mais fácil ganhar a conquista de entender o contrato do que por uma calça.

Não significa que todo freelancer trabalha de cueca ou calcinha e sutiã. Mas também não significa que não tenha seus momentos de maior…informalidade.

8- Conversou com alguém pessoalmente hoje

Infelizmente essa é uma realidade de muitos freelancers ou profissionais autônomos. Tem momentos que passamos horas, dias ou até semanas com pouca interação social uma vez que nosso ambiente pessoal e profissional é o mesmo.

A solidão é um dos fatores que hoje considero mais complicados para uma vida como freelancer. Mesmo eu sendo casado e minha esposa também trabalhando em casa, sentimos falta de ter contato com outras pessoas diferentes.

Ainda estou buscando formas de trabalhar isso melhor, mas quando descobrir crio um artigo aqui no blog contando :). No momento essas são minhas maiores dificuldades como freelancer.

9- Não esqueceu de salvar

Por favor ganhem sempre essa conquista. Acredito que todos nós já passamos por alguma situação tensa em que esquecemos de salvar algum arquivo e perdemos ele. Não façam isso e a vida já será um bom tanto mais tranquila.

Ultimamente tenho feito questão de sempre carregar esse emblema comigo pois não quero mais passar por situações em que tenho que refazer um trabalho. E isso vale também para backups de tudo que fizer. Uma vez há uns anos atrás sem querer apaguei um site do meu servidor de um cliente e tive que correr para criá-lo do zero de novo em tempo recorde. Felizmente não houve problemas, mas perdi um dia inteiro de trabalho fazendo algo pela segunda vez.

10- Alguns outros legais

No artigo original tem vários interessantes, mas resolvi agora jogar mais alguns aqui sem comentários. Somente porque são interessantes e vale a pena compartilhar.

Você se identificou com algum desses emblemas/conquistas? Deixe abaixo nos comentários e vamos continuar a conversa por lá.

Divirta-se!