Como adicionar chat online no seu site

A velocidade da internet e dos computadores nos deixaram mimados. Queremos tudo rápido, tudo pra ontem. Mas o que isso tem a ver com chat no site?

Veja só:

Se você entrar em um site que tem alguém ao vivo para conversar com você e responder suas dúvidas imediatamente e outro que só tem um formulário de contato, qual vai estar na frente?

Naturalmente, o site que possui um chat online terá uma vantagem.

Isso significa que todo site tem que ter um chat? Não. Nesse artigo vou te explicar as melhores aplicações de chat para sites, como as novas tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial estão transformando essas ferramentas e algumas sugestões de serviços que você pode contratar e já adicionar o chat online no seu website.

Esse artigo faz parte da série Como Criar um Site. Uma série para iniciantes de como criar um site do zero.

1 – Por que ter um chat no site?

Antes de qualquer coisa, pode ser que você não saiba muito bem sobre o que estou falando.

Os chats para websites servem para oferecer um atendimento direto aos visitantes e clientes do seu site. Normalmente, eles aparecem quando você clica em algum botão de atendimento online ou então aparecem com uma mensagem automática depois de alguns segundos no site.

Chat para site

Nesse caso acima – que está no meu site -, o chat automaticamente detecta que alguém está navegando no site e depois de 30 segundos manda uma mensagem automática.

chat para site, resposta

Quando o usuário inicia então uma conversa, sou notificado no aplicativo do meu celular que alguém está querendo alguma informação no site.

Para entender então porque é importante ter esse tipo de serviço no site, precisamos pensar com empatia.

Quando alguém entra em nossos sites, há provavelmente um motivo por trás dessa ação. Algumas perguntas importantes:

  • De onde essa(e) usuária(o) veio?
  • Ela(e) já conhece meu site?
  • Qual a expectativa dessa(e) usuária(o) ao entrar no site?

Algumas respostas possíveis:

  • Veio do Google clicando em uma publicidade paga que fiz.
  • Provavelmente essa usuária não conhece meu site.
  • Como ela clicou em uma publicidade em uma palavra-chave que adquiri, significa que ela está buscando o serviço que ofereço.

Sabendo disso, podemos sim configurar as informações do nosso site para já responder aos possíveis questionamentos e direcionar através de um layout bacana essa usuária para fazer a ação que desejamos: como, por exemplo, contratar nosso serviço.

No entanto, aind assim pode ser que as pessoas estejam com dúvidas. Pode acontecer alguma dessas situações:

  • Como as pessoas frequentemente estão distraídas ou preguiçosas na web, elas não vão ler seus textos e querer perguntar sobre alguma dúvida.
  • Pode ser que você realmente não solucionou já no site alguma dúvida do seu prospecto ou visitante.
  • Quem sabe aquele usuário tem outro interesse para entrar em contato com você.
  • Ou mesmo pode ser que ela(e) esteja na dúvida se realmente vale ou não a pena sua oferta.

Nesse momento, a presença de um chat online faz toda a diferença. Ter um contato direto com alguém traz confiança e já pode resolver uma possível dúvida ou objeção na hora.

Além disso, o chat é uma ótima forma de proporcionar um atendimento aos seus clientes já existentes. Proporcionar um bom suporte tem muito a ver com o tempo de resposta aos problemas e desafios que nossos clientes possuem. Por isso, o chat é uma ótima solução para dar o melhor atendimento.

Naturalmente, nem tudo são flores. Existe um ponto que é bastante complicador para o uso desses chats:

Chats precisam de operadores e, em geral, esses operadores são pessoas.

Pensando nisso, vamos entender um pouco a diferença.

2 – Bots ou humanos?

O uso de bots – ou respostas automatizadas – não é novidade. Já há anos conversamos com robozinhos online.

No entanto, apenas recentemente que essas conversas estão ficando realmente inteligentes. Se antes um bot só respondia coisas pré-definidas, hoje ele tem capacidade de improvisar um pouco e tentar achar soluções com base nos dados que fornece.

Como a velocidade de desenvolvimento dessas tecnologias é exponencial, muito provavelmente em breve não conseguiremos mais distinguir humanos de bots nesse tipo de atendimento.

Se você não acredita nisso, dê uma olhada no que o Google demonstrou em 2018 em sua conferência.

Isso significa que já então não precisamos mais de humanos?

Não é bem assim. Esse tipo de tecnologia ainda não está disponível amplamente e normalmente exige um conhecimento técnico grande para o configurar.

Existem sim algumas alternativas boas e até baratas que utilizam de bots em um jeito bacana, mas ainda assim não chega perto de uma interação com um humano de verdade.

Por isso, na minha opinião hoje o melhor jeito é ir por uma via híbrida. Ter um sistema que atende inicialmente de forma automatizada respondendo aos questionamentos mais simples e, caso necessário, direciona para o atendimento humano.

Outro detalhe interessante é que se o site tem poucas visitas, você pode fazer igual eu faço: Simplesmente deixa lá o chat ligado. Se alguém quiser conversar, chega uma notificação no meu celular.

Já aconteceu de chegar notificações e eu não poder ou não ver na hora. Não é bacana, mas pensando no custo benefício final, funciona bem.

3 – Quais são os melhores chats gratuitos

Agora vou passar uma lista dos sistema de chat online que hoje considero mais interessantes e são também gratuitos para usar.

Alguns deles tem versões gratuitas e pagas dependendo da quantidade de operadores e outras funcionalidades, mas ainda assim são excelentes.

4 – Quais são os melhores chats pagos?

Alguns dos serviços acima tem versões pagas e esses de baixo são praticamente 100% pagos.

No entanto, nesse caso o valor realmente entrega um melhor resultado. Não vou listar várias funcionalidades aqui, mas as funcionalidades de automatização e controle que serviços com o Intercom ou a versão paga do Drift possuem são incríveis e não há sistema gratuito que chegue perto infelizmente.

Conclusão

Nesse artigo passamos sobre as vantagens de usar um chat online e também por algumas recomendações de quando os utilizar.

Quero saber o que achou do artigo, então deixa um comentário abaixo.

Esse artigo faz parte da nossa série de como criar um site, então aproveite e conheça mais sobre a série.

Divirta-se!

Gostou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou?

Junte-se às mais de 2 mil pessoas que acompanham as novidades no mundo do design e desenvolvimento web!