Quer saber como adicionar palavras-chave e meta-description no seu site WordPress da maneira correta? Então esse artigo será bem útil para você.

As famosas tags meta kewords e meta description são componentes ainda essenciais para a otimização nos sistemas de busca (SEO). Apesar de não tão importantes para determinar se sua página ficará entre as primeiras no Google como antigamente, elas ainda podem ajudar consideravelmente seu website.

Por que adiconar palavras-chave e descrição ao seu website WordPress?

Para simplificar, palavras-chave e descrições possibilita os mecanismos de busca entender do que se tratam os artigos/posts e páginas.

Palavras-chave são palavras ou frases importantes que representam o conteúdo de uma página ou texto. Também, em geral tentamos adicionar palavras-chave que se aproximam com o que nossos usuários estão buscando online.

Já as meta descriptions são resumos dos conteúdos. O Google, por exemplo, adiciona o conteúdo da meta-description abaixo do título da página do seu site, sendo um fator bem importante na hora de um usuário clicar ou não no seu link.

Ambas são tags HTML que ficam na parte <head> do seu site. Em um site que temos que editar o código diretamente é nessa parte que adicionaríamos as palavras-chave e descrição. Contudo, como estamos falando de WordPress, temos sempre plugins para nos ajudar com esse tipo de tarefa. Mais especificamente aqui, plugins de SEO.

Infezlimente, o WordPress puro - sem nenhum plugin ou template instalado - não tem a capacidade de customizar esse tipo de coisa para cada página.

O quão importante são as meta keywords e description para SEO?

Os mecanismos de busca não compartilham muito o quão importante cada uma das centenas de fatores que consideram para ranquear as páginas. Contudo, vários websites e empresas online realizaram testes e algo que é bem claro é que são fatores que importam bastante.

Algo que é interessante é que até o Google fala que não liga muito mais para palavras-chave, mas alguns experts acreditam que ainda vale a pena dar atenção - ainda mais que é algo bem rápido e simples de se ‘dar atenção’.

Por outro lado, meta description é super importante exatamente pelo que mencionamos acima. É uma excelente oportunidade de chamar atenção dos usuários na própria página de busca. Não tão importante quanto o título, mas ainda assim crucial.

Agora que entendemos que vale a pena dar a devida atenção para essas duas meta tags, vamos ver como adicioná-las no nosso WordPress. Para esse tutorial, vou utilizar o plugin Yoast SEO já que é o que mais uso e também está na nossa lista de ferramentas para um blog de sucesso.

Habilitar suporte às palavras-chave no Yoast SEO

O plugin Yoast vem com o suporte às meta description e met a keywords, mas inicialmente essa funcionalidade está por padrão desligada.

Vá até o menu SEO que foi adicionado no seu painel administrativo. Em seguida selecione Recursos. Procure pela opção Páginas de configurações avançadas e a ative. Por fim, clique em salvar.

A página recarregará e você terá acesso ao menu Títulos & Metadados. Clique e depois vá até a aba Outros.

Encontre a opção Usar palavras-chave e a habilite. Lembre de salvar.

Nesse momento o suporte às palavras-chave está habilitado no seu WordPress e você poderá adicionar meta keywords nas suas páginas e artigos diretamente.

Adicionando meta description e palavras-chave aos seus posts, artigos e páginas

Primeiro escolha um post ou página para editar. Ao abrir a área de edição, role a página um pouco até encontrar as opções de edição do plugin Yoast SEO.

Você verá que o título e descrição já estarão preenchidos automaticamente e abaixo haverá a opção de editar as palavras-chave.

Escolha suas palavras-chave e as separe por vírgulas. Evite usar mais de 10 palavras ou frases para melhores resultados.

Algo que é bastante importante aqui é selecionar apenas palavras que são relacionadas com o seu texto ou página. Preferencialmente usando palavras que já estão no seu texto.

Para editar a meta descrição, primeiro clique em Editar amostra e em seguida uma área abrirá para você poder editar tanto o título da página quanto sua descrição.

Uma boa dica é usar pelo menos uma vez sua principal palavra-chave tanto no título quanto na descrição.

Agora basta salvar a página e as alterações terão seus efeitos na próxima vez que o Google ou outro mecanismo de busca rastrearem seu site.

Adicionando palaras-chave e meta descrições à sua página inicial

Além de editar cada página diretamente, é possível editar as meta keywords e description na página inicial do seu site WordPress.

Versão antiga do Yoast SEO

Primeiro acesse novamente SEO e em seguida Títulos & Metadados. Agora selecione a aba Página inicial.

Aqui você terá todos os campos para editar e customizar.

Versão atual do Yoast SEO

Nas versões mais atuais do Yoast SEO você deve editar diretamente a página que escolheu como inicial da mesma forma que indicada na parte anterior do artigo.

Lembre-se de sempre salvar antes de sair da página.

Dica: É possível editar também a meta descrição e meta palavras-chave das páginas de categorias e tags. Você pode encontrar configurações similares na área de Categorias ou Tags e em seguida edite uma tag ou categoria.

Agora sim! Seu site está otimizado para SEO com sua meta descrição e palavras-chave. Vale realmente a pena reservar um tempo para editar as descrições e meta keywords de todos os posts e páginas publicadas no seu site.

Recomendo também fazer um comentário no seu Google Analytics para depois poder comparar os resultados.

Se você gostou desse artigo, aproveite para nos seguir no Facebook e também no meu canal do YouTube.

Divirta-se!

Autonomia Profissional Banner