Para quem já tem um tempinho usando o WordPress sabe que existem diversos erros que podem acontecer e um dos mais desesperadores é o da tela branca. Diferentemente de outros erros mais simples, um grande problema desse erro da tela branca é que você não consegue nem entrar no seu painel administrativo para desinstalar um plugin ou tentar ver o que pode ter dado errado para consertar.

Contudo, para deixar ainda mais confuso em algumas ocasiões quando temos a tela branca no WordPress ela só acontece em algumas partes do seu site. Às vezes você não consegue acessar o wp-admin, às vezes só consegue ver algumas páginas específicas e outras vezes tudo fica branco e não consegue abrir nada.

Nesse artigo vou te mostrar como consertar a tela branca do WordPress por meio de algumas possíveis soluções diferentes. Esse artigo tem como grande base as informações desse outro artigo do blog wpbeginner.

Por que esse erro acontece?

Se você está tendo o problema da tela branca é bem provável que seja um problema de memória. Mais especificadamente a falta de memória. Isso pode acontecer por vários motivos mas em geral é algum plugin ou template que não está funcionando da maneira correta ou que exige um pouco mais de recurso computacional por natureza e requer um servidor melhor para rodar bem. Porém, também pode ser um erro das configurações do servidor e acaba que fica bem difícil determinar a razão exata da ocorrência. Depende muito de cada caso e eu conferiria esses três pontos nessa ordem na hora de buscar a razão:

  1. Plugins
  2. Template
  3. Servidor

O erro ocorre em seus outros sites?

Se você possui mais de um site no mesmo servidor acho que uma das primeiras coisas que precisa fazer é conferir se os outros estão abrindo. Se os outros websites estiverem com problema também é bem provável que seja um problema com o servidor ou seu serviço de hospedagem. Já se somente um dos seus sites estão com a tela branca sugiro olhar para os plugins ou temas que estão ativos.

Soluções para consertar a tela branca do WordPress

Importante: Sempre faça um backup do seu website antes de tentar fazer qualquer alteração abaixo.

Abaixo vou listar algumas das soluções possíveis. Sugiro tentar cada hora uma separadamente e ver o resultado no seu website ao invés de todas juntas ou uma depois da outra acumulando várias soluções. Dessa maneira você descobre exatamente como corrigir essa situação específica com seu website e saberá com mais agilidade consertar a tela branca da próxima vez.

Aumentar o limite de memória

Como mencionei acima, existe uma boa chance de ser um problema de memória. Então é natural que a primeira solução seja aumentar a memória. Existem duas grandes configurações de memória que precisamos nos atentar: memória do servidor e memória do PHP.

Alteramos a memória do servidor apenas quando esgotamos o limite que a memória do PHP pode ir (que naturalmente consome a própria memória do servidor mas tem como padrão valores bem inferiores do que a dos servidores).

Para alterar a memória do PHP precisamos alterar o limite padrão do WordPress. Em geral o WordPress tem 64mb como limite pré-estabelecido. Abra então o arquivo wp-config.php na raiz do seu website e adicione a linha abaixo logo antes da frase: /\\\\\\\* That's all, stop editing! Happy blogging. \\\\\\\*/.

define( 'WP_MEMORY_LIMIT', '256M' );

Esse código fará com que o limite suba para 256mb. Se a solução não funcionar para o aumento da memória, pode ser também que o seu serviço de hospedagem bloqueie essa ação. Aí a recomendação é entrar em contato com o serviço e pedir para que eles alterem o valor para você.

Desabilitar todos os plugins

Se aumentar a memória não ajudou muito para consertar a tela branca do WordPress ou se você tem algum tipo de limite de memória pelo plano contratado da sua hospedagem então vamos para a próxima opção que é entender a fonte do problema.

A melhor forma para detectar onde está o problema é desabilitando todos os plugins de uma vez só. Se esse processo fizer o seu website voltar ao ar então comece a habilitar um plugin de cada vez até identificar qual deles que deu o prolema.

Acompanho uma sugestão de ser bem cauteloso ao instalar plugins. Busque aqueles que são mais usados, possuem atualizações recorrentes e muitas avaliações. Avalie também plugins que gosta e aprova para ajudar outras pessoas que estão buscando. Além disso tente não exagerar na quantidade de plugins. Quanto mais plugins, mais lento o site acaba ficando.

Se você não tem acesso ao wp-admin então basta acessar seu site por FTP e mover todas as pastas dentro da pasta plugins dentro da wp-content para uma outra temporária que o WordPress automaticamente os desabilitarão. Então é só mover um a um de volta e ativar no painel administrativo.

Troca de template ou tema

Se após você desabilitar todos os plugins a tela branca do WordPress ainda está presente, então talvez seja um erro no template ou tema ativo. Selecione o template padrão do WordPress.

Se você não tem acesso ao wp-admin pode seguir um formato parecido com o que eu mencionei acima para os plugins, mas agora na pasta theme dentro da wp-content. Mova o template customizado que instalou para uma outra pasta temporária e o WordPress automaticamente ativará o tema padrão.

Caso isso funcione não precisa desistir imediatamente do seu template customizado. Primeiro tente acessar o arquivo functions.php desse template e confira se não tem espaços extras ao final do arquivo. Se tiver delete esses espaços, salve o arquivo e tente reativá-lo. Não dando certo é bem provável que o código do tema esteja com sérios problemas.

Outras possibilidades de consertar a tela branca do WordPress

Se nada do que mencionei acima deu certo talvez seja o momento de buscar reinstalar seu WordPress com uma cópia nova. É pouco provável mas pode ser que houve algo na instalação que corrompeu sua cópia atual.

Algo que pode fazer, contudo, antes de ir até esse extremo é configurar o debug do WordPress no arquivo wp-config.php. Primeiro troque de false para true a linha abaixo:

define( 'WP_DEBUG', true);

em seguida adicione a seguinte linha acima dela:

error_reporting(E_ALL); ini_set('display_errors', 1);

Assim que fizer essas alterações pode ser que sua tela branca comece a mostrar erros e avisos. Essas notificações podem te ajudar a resolver o problema.

Uma outra possibilidade interessante que pode ajudar é com relação ao cache. Se você conseguir acessar a área administrativa e apenas a parte pública do seu site esteja com a tela branca tente esvaziar o cache através do plugin ou sistema que está usando.

Outro indício de problema no cache é se a tela branca está aparecendo apenas em posts com muito conteúdo. Tente limpá-lo e recarregue as páginas.

Concluindo

Sei bem como é frustrante lidar com os erros do WordPress e em especial com esse, mas espero que consiga consertar a tela branca do WordPress com essas dicas e sugestões acima. Se conseguiu resolver deixa aí um comentário ou se usou alguma outra dica nos conte para podermos expandir o artigo.

Divirta-se!