Links para e-mails e telefones são elementos que todo site hoje tem que ter. Não só facilita o contato entre o cliente e a empresa ou projeto como também indica para os mecanismos de busca qual o e-mail e telefone relacionados ou principais com o website.

Adicionar um link para e-mail ou telefone no WordPress é algo muito simples e é bem similar ao processo de adicionar qualquer tipo de link.

Em geral os links começam com algum tipo de protocolo, como http:// ou https://. Em seguida vem o endereço e diretórios do arquivo ou página a ser buscada. Muitas vezes chamamos esses links de URLs. Se você quiser saber a diferença entre URL, URI e URN, confira nosso artigo a respeito.

Não deixe de conferir nossos outros tutoriais de WordPress.

A primeira coisa que precisamos saber é como adicionar um link no WordPress. Temos algumas formas diferentes de fazer isso, mas vou explicar as duas mais simples.

Em primeiro lugar, copie com Ctrl + C ou clicando com o botão direito do mouse e em seguida na opção Copiar em cima do texto selecionado do link. Em seguida selecione o texto no seu campo de edição do WordPress que deseja transformar em link. Agora as duas opções:

1- Clique no botão de corrente na barra de ferramentas do editor do WordPress e cole o texto com o comando Ctrl + V ou clicando com o botão direito do mouse e em seguida na opção Colar.

2- Apenas aperte o comando Ctrl + V com o texto selecionado e o link automaticamente irá ser criado.

Para adicionar um link para o e-mail no WordPress devemos seguir o mesmo processo descrito acima, mas o link será um pouco diferente.

O protocolo que vem antes de um link para e-mail é o mailto: seguido pelo e-mail desejado. Exemplo:

mailto:andre@igluonline.com

O WordPress é bastante inteligente hoje em dia e, como visto acima no GIF, ele automaticamente detecta que quero criar um link para um e-mail quando selecionei o meu e-mail e cliquei no botão de criação de links. Contudo você pode criar links para e-mails com qualquer tipo de texto e não somente com o próprio e-mail.

Para adicionar um link para o telefone no WordPress devemos seguir o mesmo processo descrito acima, mas o link será um pouco diferente.

O protocolo que vem antes de um link para e-mail é o tel: seguido pelo telefone desejado no seguinte formato: + [código do país] [DDD] [Número de telefone]. Exemplo:

tel:+5511999999999

No caso acima adicionei o link em um texto que é o próprio número de telefone, mas você pode criar o link de telefone em qualquer tipo de texto.

Se você quiser criar um link normal, para o telefone ou para o e-mail em um widget o processo é um pouco diferente. Os widgets não possuem um editor rico para criar os links automaticamente. Precisamos utilizar códigos em HTML para fazer isso. Também é necessário utilizar o widget tipo “Texto”

Para criar um link em HTML basta utilizarmos o seguinte padrão:

<a href="[link]">[texto do link]</a>

Basta então substituir o [link] pelo link desejado e o [texto do link] para o texto que será o link. Lembrando que no [link] podemos colocar tanto links para páginas na internet quanto para e-mails e telefones.

Apesar de ser muito bom ter links para e-mails e telefones disponíveis para seus clientes e mecanismos de busca, existem algumas questões que precisam ser consideradas. Em primeiro lugar, quando colocamos o e-mail disponível dessa maneira também estamos o disponibilizando para bots. Esses bots podem ser tanto inofensivos quanto maléficos. Então pode ser que você comece a receber vários spams depois de algum tempo no seu e-mail.

Uma forma de proteger seu e-mail é utilizar alguns mecanismos de encriptação do e-mail na página, mas é algo que é um pouco mais avançado e vamos tratar em outro artigo.

Outra desvantagem é que hoje em dia as pessoas estão ficando cada vez mais acostumadas interagirem com as empresas e projetos diretamente em um único lugar. Ao invés de ter um link para o e-mail, as vezes é melhor um formulário. A troca de aplicativos e programas no clique pode ser algo que usuários não estejam acostumados.

Aplicativos de criação de formulários como o WpForms e o ContactForm7 são boas recomendações para você criar formulários no seu site WordPress.

No final das contas existem pontos positivos e negativos para esse processo. Minha sugestão é colocar link pelo menos para o telefone pois para muitos negócios pode ser algo bem interessante já que conecta diretamente com o aplicativo de ligação nos celulares.

Se você gostou então aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube para mais tutoriais como esse. Também estamos ativos no Facebook e no Google +!

 

Divirta-se!

Autonomia Profissional Banner