Como Fazer uma Xícara de Café usando Gradientes no Photoshop

Dificuldade: Intermediário

Tempo: 30 minutos

Nesse tutorial de hoje vamos aprender como fazer uma xícara usando algumas camadas com diferentes gradientes. Se você já possui uma base sólida de Photoshop, esse passo a passo não será um grande desafio, mas irá proporcionar algumas dicas interessantes para aplicar em diversas situações. Me inspirei no artigo original da Tutsplus com esse mesmo objetivo. Então vamos lá!

1- O Fundo

Pode-se usar qualquer cor de fundo, mas acho que o cinza, amarelo ou azul claros são ótimas escolhas. Utilizei um cinza claro simples. Já nesse primeiro passo, vamos utilizar o Gradiente Densidade Neutra na direção direita superior para a esquerda inferior, dando a impressão da luz – parte clara – vindo da direita em cima.

Criar uma xícara no photoshop 1

2- O Prato

Utilizando a ferramenta de seleção elíptica (Letreiro elíptico) ou a ferramenta elipse crie um círculo e o preencha com a cor branca. No meu caso, o círculo ficou com cerca de 1100px de diâmetro. Uma boa prática desde já é centralizar o desenho para facilitar nossa vida mais pra frente. Em seguida, selecione a área do círculo clicando com o botão esquerdo do mouse na caixa de visualização da camada enquanto segura a tecla Ctrl.

Agora, vá até o menu Selecionar e em seguida Modificar e Contração… para reduzirmos o raio de nossa seleção. No meu exemplo, usei 35px, mas pode variar de acordo com o tamanho de seu círculo.

Criar uma xícara no photoshop 2

3- Sombra do Prato

Com a seleção que fizemos no passo anterior, crie uma nova camada e utilize o gradiente na direção Topo > Esquerda, como é mostrado na imagem.

Criar uma xícara no photoshop 3

4- Borda do Prato

Faça novamente a seleção do prato completo e em seguida, clicando na camada do gradiente que criamos no passo anterior, subtraia a seleção desse gradiente segurando Alt enquanto com a ferramenta de seleção varinha mágica. Formará o seguinte anel:

Criar uma xícara no photoshop 4

Crie uma nova camada mantendo a seleção e utilize agora um gradiente da esquerda para o topo como a foto abaixo:

Criar uma xícara no photoshop 5

5- A Xícara

Utilizando a ferramenta de seleção elíptica, crie um círculo menor em uma nova camada, preencha-o de branco e o centralize.

Criar uma xícara no photoshop 6

Em seguida, selecione esse círculo, faça uma subtração de uns poucos pixels – por volta de 10px no meu caso – assim como fizemos no início do tutorial e utilize a ferramenta de gradiente de cima para a esquerda como mostra na imagem:

Criar uma xícara no photoshop 7

Faça mais um círculo com a ferramenta de seleção elíptica um pouco menor do que esse círculo central e o alinhe no centro. Agora vamos fazer o gradiente marrom. Se você quiser, pode criar seu próprio gradiente, mas disponibilizei para download no material da aula um gradiente que criei para só jogar no seu Photoshop e usar. Vamos utilizar esse gradiente para fazer o café!

Aproveite para conferir nosso tutorial completo sobre a ferramenta de camadas no Photoshop.

Criar uma xícara no photoshop 8

6- A Alça

Essa parte é um pouquinho mais complexa, mas vamos tirar de letra. Utilize a ferramenta de Retângulo Arredondado para criar uma alça como mostrado na imagem abaixo.

Criar uma xícara no photoshop 8

Pode preenchê-la com um cinza clarinho e faça a seleção desse pedaço pois em uma nova camada vamos fazer um gradiente – agora voltando pra o de densidade neutra – de baixo para a esquerda como mostra na imagem do meu Photoshop:

Criar uma xícara no photoshop 10

Uma adição interessante nesse momento é dar uma afinada com a ferramenta de transformação de perspectiva. Para fazer isso, selecionamos as camadas da alça e sua sombra – gradiente -, aperta Ctrl + Tpara abrir a transformação e em seguida, clicando com o botão direito do mouse na imagem selecionamos Perspectiva. Aí é só arrastar um dos pontos da esquerda para dentro:

Criar uma xícara no photoshop 11

7- Daqui pra frente

Chegamos no ponto final desse tutorial! Mas como toda criação, agora você pode dar uma cara única para sua criação e refinar todos os pontos desse design. Veja como ficou o meu:

Criar uma xícara no photoshop 12

Adicionei um pouco de sombra na xícara e alça para dar um toque mais interessante da luz, mas ainda podemos fazer muita coisa. Estou disponibilizando meu PSD no material da aula para a consulta.

Gostou desse tutorial? Então deixa seu comentário abaixo, quero muito saber se você conseguiu fazer e como ficou!

Divirta-se!

Gostou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

2 Comentários

    1. Opa! Valeu demais pelo comentário Fábio! Fico feliz que tenha gostado 🙂

      Seja sempre bem vindo por aqui e se tiver mais dúvidas sobre algum assunto é só deixar aqui nesses comentários! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou?

Junte-se às mais de 2 mil pessoas que acompanham as novidades no mundo do design e desenvolvimento web!