Ter um blog traz para você várias vantagens. Alguns desses benefícios são: engajamento de marca, interatividade, portfólio dos seus trabalhos e até mesmo pode ser uma forma de ganhar dinheiro na internet.

Hoje em dia não é difícil criar e administrar um blog. As plataformas destinadas para isso são amigáveis, dotadas de vários recursos que possibilitam uma rápida personalização e agilidade nas postagens.

O que esperar de uma plataforma de criação de sites

E falando em plataformas, é importante saber como deve ser uma para tornar o seu blog eficiente. Sendo assim, as características básicas de uma boa plataforma são:

Escalabilidade

Uma boa plataforma deve ter condições de suportar um crescimento constante sem fazer com que o seu blog perca a qualidade. Lembre-se que o sucesso de um blog depende que o seu desempenho seja bom e constante.

Personalização

Uma das vantagens de um blog é possibilitar uma personalização fácil. Dessa maneira você tem condições de deixar o blog com o seu estilo, se adequando também ao perfil do seu público-alvo.

Recursos para gerenciar comentários

Um dos detalhes que tornam os blogs vantajosos é a interatividade. Por isso, a presença dos comentários é muito importante.

Em alguns casos, especialmente para blogs de perfil mais pessoal, há a opção do usuário não abrir espaços para comentários. Essa alternativa pode até não afetar negativamente.

No entanto, para blogs com propósito mais comercial ou opinativo, a interatividade é um recurso fundamental, sendo útil para mais tarde o administrador procurar alternativas de monetização.

Variedades de plugins e templates

Você quer um blog que ofereça um bom desempenho? É importante então ficar atento para a oferta de plugins e de templates. Os plugins são acessórios trazem várias funcionalidades para um blog.

Existem plugins que facilitam você encontrar até mesmo as palavras-chaves mais adequadas, dando uma bela ajuda nas técnicas de SEO.

Diversidade de templates também ajuda quando você sente que é a hora de dar outra cara para o seu blog, entregando para o público uma nova “embalagem”.

Design Responsivo

Imagine se uma pessoa quer acessar o seu blog por meio de um smartphone, ou tablet, mas o layout não está adequado com o formato do aparelho.

Certamente o seu blog vai perder um leitor. Por isso, uma característica fundamental para a plataforma ser boa é contar com opções de design responsivo.

Com esse tipo de design, o seu blog é capaz de se adequar aos mais variados dispositivos móveis.

As plataformas à sua disposição

Se você já sabe o que uma boa plataforma deve oferecer, chegou a hora de ver quais são as que existem no mercado. As mais importantes e mais recomendadas são:

Wordpress

Não é exagero afirmar que 9 entre 10 blogueiros indicam essa plataforma como a mais adequada para a criação de um blog.

Variedade de plugins e templates? O Wordpress oferece. Intuitivo e responsivo? O Wordpress é. Versatilidade? O Wordpress também é, pois ele não é apto apenas para a criação de blogs, mas também para sites e qualquer outro projeto.

Além disso, há uma enorme comunidade online que utiliza essa plataforma. Portanto, qualquer dúvida em relação a ela, basta recorrer a alguns dos vários tutoriais, vídeos e artigos existentes.

Outra vantagem dessa plataforma é o fato de que as melhores empresas de hospedagem de sites oferecem planos de hospedagem destinados para o Wordpress. Alguns exemplos de empresas são a Hostinger e a Weblink.

Drupal

Se você quer criar um blog para divulgar a sua empresa, o Drupal é uma boa escolha, pois um dos pontos fortes dessa plataforma é disponibilizar uma performance de alto nível, especialmente pela questão da segurança.

Além disso, quem já possui algum conhecimento mais avançado em programação vai dominar vários recursos avançados que a plataforma oferece.

Joomla!

Essa plataforma conta com várias características semelhantes ao Wordpress. Porém, apresenta algumas ferramentas a mais. Ela também apresenta fácil personalização e é de grande auxílio para quem quer investir em uma loja virtual.

E em se tratando de técnicas de SEO, o Joomla também possui bons recursos de otimização, possibilitando que o seu blog fique bem posicionado nas páginas de resultados do Google, Bing e outros buscadores.

Pyro

É uma plataforma que cai muito bem para blogs pessoais mais simples, que não exigem muitos recursos. Ele também apresenta um painel de fácil gerenciamento.

Subrion

Ele não tem tantos plugins e templates quanto o Wordpress, mas ainda assim é possível dizer que o Subrion possui uma boa variedade deles.

Uma característica interessante dessa plataforma é a presença de um sistema de gerenciamento de assinaturas.

Conclusão

É difícil qualquer profissional nos dias de hoje não ter um blog, seja para organizar um portfólio, ampliar sua rede de contatos ou divulgar a sua empresa.

Blogs, são acima de tudo, ferramentas perfeitas para quem quer compartilhar conteúdo na internet.

Portanto, escolher bem a plataforma do seu blog já é um passo inicial para que ele tenha o sucesso que você espera.

Autonomia Profissional Banner