Eleve o nível de seus negócios através do marketing digital

As transformações recentes do mercado mudaram completamente a forma das empresas buscarem clientes e ao mesmo tempo, fez com que o público passasse a enxergá-las com outros olhos.

As pessoas hoje ultrapassaram o ‘limite do mero consumo’ e comprar produtos que atendam suas necessidades continua sendo importante, mas é possível dizer que tornou-se uma consequência.

‘’E o que isso significa, exatamente?’’

Antes de tudo, responda a seguinte pergunta: há quanto tempo você não dá atenção a um anúncio, propaganda ou mesmo àquele vendedor que ama te falar as palavras ‘compre’ e ‘você precisa’?

Caso tenha respondido algo como ‘faz tempo’ ou ‘eu pulo anúncios e ignoro o vendedor que parece um robô e não me ouve’, você faz parte dessa mudança da comunicação e, principalmente, do marketing.

As ações de marketing impositivas e generalizadas, ou apenas ‘marketing tradicional’, (televisão, rádio, revistas, jornais, OOH, outdoor, busdoor, dentre outras) ainda trazem resultados a quem as adota, porém, cada vez menos.

A TV, por exemplo, continua tendo enorme audiência e para estarem nela, os anunciantes desembolsam milhões porque o retorno é quase garantido. Entretanto, a abordagem e linguagem utilizada já não encantam o público tanto assim.

Isso porque o público hoje persegue aquele ‘algo a mais’, pautado em relacionamento e conteúdo, que não pode ser oferecido pelo marketing tradicional.

Diante desse contexto, o marketing digital tem crescido a cada dia que passa e segundo dados, negócios que investem nessa prática crescem em média 18% ao ano.

O marketing digital, além contar com canais de longo alcance, vem se mostrando um artifício transformador por acompanhar o público de maneira inovadora, propondo troca de informações e engajando-o.

Pense no seguinte cenário: milhões de pessoas estão conectadas à internet diariamente para as mais diversas finalidades, se informar, passar o tempo e especialmente consumir! Logo, já se vê a importância dos negócios estarem presentes digitalmente.

E como implantar o marketing digital em um negócio?

Primeiramente, é necessário entender para o que ele serve. 

Não é nenhum exagero afirmar que o marketing digital é a representação de toda a evolução que a comunicação atravessou durante as últimas décadas, principalmente por compreender o que os consumidores têm procurado, além do produto ou serviço.

Ainda baseado na ciência do marketing, estuda comportamento, padrões, desejos, problemas e necessidades de determinado público e a partir disso projeta estratégias para atingi-lo, tendo como norte os resultados obtidos através dessas pesquisas.

E para ter ainda mais assertividade, nada melhor que ter uma relação próxima com o público. Mas como fazer isso?

Invista nas redes sociais

Elas são, sem sombra de dúvidas, um dos canais mais importantes para uma empresa atrair e gerar proximidade com sua persona.

Lembra quando lá no começo foi citado que as pessoas estão demonstrando pouco interesse em contatos padronizados? Pois bem, se eles não têm surtido efeito, a personalização, por outro lado, vem sendo um ponto chave.

As mídias sociais são perfeitas para ‘atender’ e oferecer ao público tratamento especial, essencialmente por ser mais fácil entendê-lo.

Por exemplo, diferente de uma ação na TV, que literalmente atira para todos os lados, direcionando-se à massa e não busca achar um ‘perfil ideal’, no marketing digital, com ajuda das mídias sociais, a segmentação é muito importante.

Para tal, as redes sociais a serem usadas são:

  • Facebook: a rede social que ganhou até filme (e Oscar), é simplesmente a mais utilizada ao redor do mundo e possui uma peculiaridade: o botão de compartilhamento! O dinamismo característico dela faz conteúdos se espalharem rapidamente, sendo uma ferramenta no marketing digital para engajar e ser visto;
  • Twitter: fazer posts do tipo ‘estou no trânsito’ ficou no passado (ainda bem). A rede social do passarinho azul hoje, conta com publicações de no máximo 280 caracteres, acompanhadas de imagens, vídeos e GIFs, canal perfeito para mensagens diretas, fortalecer a imagem perante ao público e criar chamadas com links a fim de criar de direcionar a uma compra, por exemplo;
  • Instagram: o famoso ditado ‘’uma imagem fala mais que mil palavras’’ faz todo o sentido quando o assunto é marketing digital e instagram. A rede social que a princípio contava somente com o compartilhamento de fotos, se tornou uma vitrine enorme para os negócios, sendo usada pelas pessoas para o consumo. Crescendo expressivamente, estar presente nela atualmente é crucial ao empreendedor;
  • Whatsapp: ele não serve só para responder às mensagens matinais no grupo da família, portanto, crie uma conta voltada ao seu negócio. Por ser um canal direto, o whatsapp é vantajoso para atender e prospectar de um jeito totalmente personalizado, o que é valorizado pelo público.

Faça um Blog e alimente-o frequentemente

O blog é um instrumento importante no marketing digital para passar aos leitores a sensação de que eles são especiais a ponto de receberem materiais customizados do qual irão ajudá-los. 

O conteúdos postados na página têm a missão de ‘educar’ o público, no melhor sentido da palavra. E qual a melhor forma de fazer isso?

  • Posts educativos: eles serão responsáveis por informar sobre o produto/serviço comercializado;
  • Posts sugeridos: esses posts são criados a partir das dúvidas dos visitantes do blog. A ideia é abordar assuntos ‘resolvedores de problemas’;
  • How to: esses materiais são feitos com a intenção de ‘ensinar a audiência’ sobre temas específicos com exemplos didáticos, passo a passo e costumam dar bons resultados;
  • Notícias: informar os leitores sobre as novidades do segmento gera alto valor! Criar esse tipo de conteúdo é relevante ao público e ao mesmo tempo mostra como sua empresa está atualizada em relação ao mercado;
  • Opiniões: essas publicações são inteiramente baseadas na visão do redator/empresa que as produz. A ideia é entregar ao público análises diferenciadas sobre um assunto/acontecimento, orientando-o e levantando informações úteis a ele.

No geral, o blog serve para passar autoridade e fortalecer a imagem da empresa. Como costuma dizer o CEO do Grupo Ideal Trends José Paulo Pereira Silva: ‘’conteúdo é a moeda do século XXI’’, pois é ele quem o público tem perseguido. 

José Paulo Pereira Silva, é presidente do Grupo Ideal Trends, conglomerado formado também por empresas de marketing digital como Doutores da Web e Busca Cliente, especializadas em posicionamento orgânico.

O empreendedor atua como consultor em suas empresas, ajudando a desenvolver estratégias voltadas ao marketing digital e oportunidades de negócios. 

José Paulo Pereira Silva, atuando no ramo da tecnologia, trouxe às empresas do Grupo Ideal Trends, metodologias inovadoras como MPI e a plataforma Busca Cliente, acreditando na internet como a maior vitrine para negócios.

Mencionado como um ‘case de sucesso’, José Paulo Pereira Silva fez de seu grupo um dos mais promissores do Brasil e agora planeja a sua internacionalização para países como Estados Unidos, Alemanha e México.

Além disso, José Paulo Pereira Silva, como um bom gestor, utiliza suas mídias sociais atuando como coach, com dicas pessoais, financeiras, marketing e claro, empreendedorismo.

Instagram de José Paulo Pereira Silva 

Mensure os resultados

Um dos maiores benefícios do marketing digital é a possibilidade de analisar as métricas que envolvem as ações do usuários e assim gerar dados precisos.

Quando a análise é feita corretamente, torna-se possível identificar os comportamentos do público e qual a melhor maneira de atingi-lo. 

Outro ponto é: ter em mão dados consistentes permite saber ‘o que funciona’ e o que deve ser melhorado urgentemente, englobando campanhas, produtos e serviços.

E para auxiliar nesses processos, nada melhor que ferramentas. As mais usadas são:

  • SemRush;
  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Zapier;
  • PageSpeed Insight.

Analisar os desempenhos com frequência é essencial para identificar em qual rumo se está indo. Afinal, é necessário saber como chegar até o objetivo, não é mesmo?

O marketing digital é útil a qualquer negócio?

Essa é uma dúvida corriqueira a quem pensa em investir nos meios digitais. 

Antes de mais nada, não existe investir em marketing digital seu um planejamento bem estruturado. Logo, identificar onde está o seu público alvo é indispensável.

Se o público estiver online, não há sequer uma restrição, o marketing digital é uma excelente opção.  

Contudo, para que as ações possam agir efetivamente, é necessário adotar a melhor estratégia para atrair e converter: SEO, conteúdo, mídias sociais, dentre outras.

Por que investir em marketing digital

De acordo com a Sprout Social, We Are Social e Hootsuite, 32% dos brasileiros compram em e-commerces e 41% das pessoas compram um produto que viram nas redes sociais.

Em outras palavras, a internet exerce uma influência fortíssima nas pessoas, sendo fundamental às vendas.

Sabendo disso, uma empresa ausente do ambiente digital simplesmente se torna inviível em seu segmento, pois não é encontrada pelo público.

O consumidor atual quer saber ‘o que pensam’ as empresas e o marketing digital possibilita uma via de mão dupla com seus canais: ouvir e ser ouvido.

O mercado passa por atualizações e mudanças cotidianamente, então estar a par delas é o passo para alcançar o sucesso.

Resumindo, utilizar o marketing digital é substancial a uma empresa em todos os âmbitos: reputação, oportunidades, lucratividade e relacionamento.
Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Gostou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Ideal Marketing

Ideal Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou?

Junte-se às mais de 2 mil pessoas que acompanham as novidades no mundo do design e desenvolvimento web!