Ao longo dos últimos anos eu testei centenas de serviços online para entender quais são os melhores, mais baratos, mais interessantes, mais robustos, mais divertidos e por aí vai. Para cada funcionalidade que você precisa hoje para rodar um negócio digital, blog ou empresa temos dezenas de concorrentes brigando pela sua atenção. Então não é realmente muito fácil determinar quais são as melhores opções.

Essa página serve para te ajudar a ir direto nas opções que considero melhores. Melhor para mim significa ter boas funcionalidades por um preço justo (ou quem sabe de graça).

Você pode aproveitar para baixar meu e-book gratuito sobre como economizar em serviços online para te ajudar ainda mais na hora de formatar sua pilha de serviços para seu negócio.

Domínio

O primeiro passo para a criação de um blog ou website é registrar um domínio. O registro de domínios varia de preço dependendo da extensão (.com, .com.br, .co, etc) que deseja. Sugiro dar preferência para os domínios .com e .com.br pois são mais fáceis de usuários lembrarem na hora de entrar no seu blog.

Atualmente o tipo de domínio não interfere muito para SEO, mas ainda assim é importante pensar na facilidade para seus usuários confiarem e encontrarem seu website.

Registro.br

Não há melhor lugar para registrar um domínio .com.br do que no registro.br. Independentemente de qual serviço você utilize, no final das contas o registro.br é a instituição que irá executar o registro, então é melhor já realizar na fonte. Uma das vantagens é que você tem acesso direto para realizar delegações de NS, registros DNS e ainda pesquisas Who.is com bastante simplicidade.

registro br

GoDaddy.com

Para registros .com hoje o GoDaddy é o mais simples e melhor. Uma boa dica que coloco no e-book  é como economizar utilizando coupons do retailmenot.com. O GoDaddy possui algumas ferramentas para organizar de forma simples seus domínios e realizar qualquer ação com seus domínios de forma intuitiva e rápida.

Godaddy

Hospedagem

Todo website precisa de um servidor. Um servidor é um computador que é controlado por um datacenter em alguma localização no mundo. Datacenters, por sua vez, são instalações enormes com milhares de computadores ligados à internet prontos para serem alugados por nós.

Existem vários tipos de hospedagem para blogs. Se você escolher o WordPress, por exemplo, poderá escolher um servidor compartilhado, um VPS ou mesmo um dedicado. A diferença no final das contas é bem direta com relação ao preço. Quanto mais caro, mais poderoso o servidor.

Eu não recomendo a contratação de servidores nacionais mesmo que, em geral, a proximidade de seus datacenters aumentem a velocidade dos websites.

Dreamhost

O Dreamhost é um servidor barato e muito bom para quem está começando. Além de ser confiável para até mesmo os planos mais simples eles tem um suporte muito bem preparado e provavelmente não deixará você na mão.

Dreamhost

Para websites mais robustos, o WP Engine provavelmente será mais adequado. Seu preço é um pouco maior, mas junto com isso vem também ferramentas de backup, poder fazer alterações em cópias do seu blog antes de se comprometer com a mudança no site público (staging sites) e muitas outras ferramentas de segurança e velocidade.

Uma vez que ele é especializado em sites WordPress, a velocidade do servidor será muito alta, o que hoje é necessário para que se tenha um blog de sucesso.

wpengine

Digital Ocean

Para quem já entende um pouco mais de manutenção de servidores e programação, o Digital Ocean é bom pois com um valor baixo se consegue ter performances similares aos servidores mais caros. Eu não recomendo alguém que não tenha experiência fazer a configuração de uma máquina por lá a não ser que saiba utilizar imagens do Bitnami. Basicamente é um serviço que já monta um servidor otimizado para um serviço – no cado o WordPress.

digital ocean

Hostgator

Essa empresa gringa entrou com tudo no Brasil e está proporcionando preços competitivos para servidores mais básicos. Apesar de não ser tão bom quanto o Dreamhost, é possível sim conseguir uma boa experiência e velocidade com esse serviço. O preço é um dos mais baixos aqui dessa lista.

hostgator

Media Temple

Esse é o servidor que utilizo e é um dos mais poderosos aqui por um custo razoável. Eles tem um sistema chamado GRID que é muito bom para quem tem mais de um site, podendo ter performances boas em um sistema parecido com o compartilhado de outros serviços mais básicos.

Ele possui backups automáticos do sites atualmente e todos rodam em máquinas com SSD.

Eu recomendo também a utilização do serviço de hospedagem de WordPress deles. Já rodei sites com mais de 60 mil visitas mensais nele sem problemas de performance. Após 100 mil visitas eu já sugiro o WP Engine.

media temple

Esse é o único serviço nacional que adicionei nessa lista pois é o único que está um pouco mais avançado no serviço prestado. O suporte ainda não é dos melhores, mas o sistema está estável, moderno e sem muitos problemas.

Comparando o preço pelo que você ganha, ainda assim outras opções acima são melhores, mas para quem quer apoiar empresas nacionais e tem mais confiança pela marca da UOL, sugiro testar sua hospedagem.

uol host

Ferramenta de Blog

Ter um blog hoje na internet é bem fácil. Existem centenas de serviços para se contratar e muitos deles são bons. Para ajudar aqui a sua escolha vou listar os que hoje considero mais interessantes.

Atualmente não vale a pena criar um sistema de blog do zero com programação ou contratar alguém para desenvolver algo assim.

WordPress

Com certeza é o sistema mais utilizado na internet já há alguns anos. A quantidade de sites que utilizam o WordPress é um fator importante pois mais gente está dedicada a construir ferramentas de apoio e mais funcionalidades para a plataforma.

Naturalmente, o grande número de pessoas utilizando também leva o sistema a ser mais visado por hackers, bots e malwares. Para evitar isso, sugiro que sempre mantenha seu blog WordPress atualizado.

Eu utilizo o WordPress por alguns motivos.

É importante não confundir o WordPress.org com o WordPress.com. O primeiro é o sistema de código aberto (open-source) gratuito disponível para todos instalarem em seus próprios servidores. Já o segundo é um serviço pago criado em cima dessa plataforma.

wordpress

Medium

Uma opção interessante para quem não quer gastar com hospedagem ou mesmo domínio é utilizar a plataforma Medium para a criação de seus posts. Como uma grande vantagem também é a possibilidade de seus posts serem descobertos organicamente pelos leitores da plataforma.

No Brasil o Medium não está muito grande, mas nos EUA eles já são imensos e existe uma possibilidade de crescerem aqui no Brasil também. De qualquer maneira eu sugiro você replicar os seus posts lá com a ferramenta de importação deles. Não irá atrapalhar seu SEO e de qualquer maneira poderá trazer novos leitores para sua marca.

Do lado ruim da história, você não controle quase algum com relação as funcionalidades da plataforma. Apesar de ser possível utilizar com o seu próprio domínio, você não poderá monetizar seu conteúdo com propagandas.

Sugiro essa plataforma para quem só quer escrever e se divertir sem muitas pretensões.

medium

Ghost

Essa ferramenta foi criada pensando na simplicidade. O WordPress cresceu muito para suportar funcionalidades extras que não são relacionadas com blogs e isso o deixou mais complexo e lento. O Ghost, por outro lado, é apenas uma plataforma de Blog. Seu foco está em proporcionar as ferramentas necessárias para que bloggeiros tenham uma experiência boa e fácil na criação de seus conteúdos.

ghost blog

Temas e templates

Grande parte das plataformas de blog e websites utilizam de temas e templates para alterarem o seu layout e design. Essa funcionalidade permite que o mesmo sistema tenha caras diferentes. Esse site, por exemplo, utiliza um template comprado no Themeforest.

É preciso ter cuidado com qual template se escolhe, pois muitos não são bem feitos ou tem problemas de segurança. Recomendo utilizar um dos serviços abaixo pois já os testei, são confiáveis e os preços são justos. Caso queira templates gratuitos, o plugin Jetpack juntamente com a empresa WordPress.com possuem vários que são confiáveis. Já para outros disponíveis online de graça, tenham bastante cuidado.

Se verem um template ou tema pago disponível gratuitamente em websites de pirataria – normalmente são chamado de nulled themes – não baixe e instale em seu website. Eles muito provavelmente virão com virus e malwares! Falo por experiência própria.

Themeforest

Na minha opinião esse é o melhor website para se comprar temas e templates para qualquer plataforma de blog. O Themeforest é uma das empresas da Envato e todos os produtos devem passar por uma avaliação de qualidade. Eu já comprei muitos produtos lá tnato para uso próprio quanto para clientes.

themeforest

O Studio Press é outra fonte muito confiável para se adquirir temas de WordPress. Os designs são modernos e possuem um nível de qualidade muito alto. Não são muitas opções, mas atualmente estão crescendo.

studiopress

Themify

Essa é outra fonte muito bacana de templates para WordPress. O preço é interessante e em geral acompanha alguns plugins premium. Vale a pena dar uma olhada.

themify

Elegant Themes

O Elegant Themes é um dos maiores desenvolvedores de templates de WordPress. Em especial, eles possuem um tema chamado Divi que é muito utilizado, super flexível e sensacional para quem não sabe mexer com programação mas mesmo assim quer alterar o design do site.

O sistema de preços deles funciona como um pacote. Você paga por um ano de acesso a todos os temas e plugins premium que eles desenvolvem. Após o período você ainda continua podendo utilizar os arquivos, mas não pode baixar atualizações e não tem mais acesso ao suporte.

Vale muito a pena fazer o investimento se você quer customizar páginas do WordPress para seu blog ou negócio sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou contratação de programadores ou web designers.

elegantthemes

Plugins WordPress

Os plugins no WordPress funcionam como extensões que adicionam ou modificam funcionalidades no seu site. Seja para adicionar um popup, criar galerias ou mesmo habilitar um ecommerce, os plugins são sensacionais.

Existem milhares de plugins e eles são perigosos quase que no mesmo nível que são funcionais. Os templates e os plugins no WordPress são responsáveis por falhas de segurança e lentidão em grande parte dos casos. Utilizar plugins populares e feitos por desenvolvedores ou empresas respeitadas é muito importante.

Jetpack

Esse é um dos mais utilizados plugins no WordPress. Ele possui uma série de funcionalidades que vão desde estatísticas de visitas à segurança do seu blog. Contudo, recomendo fortemente apenas habilitar a parte de segurança e estatísticas no seu site, pois habilitar tudo apenas deixará seu site muito lento.

Para poder fazer um bom uso de todas as ferramentas é preciso um servidor muito poderoso, algo que poucos podem adquirir. Uma funcionalidade que aparentemente é boa, mas em vários testes que fiz não funcionou bem é o Jetpack Photon. Ele funciona como um CDN (Content Delivery Network) e hospeda as imagens do seu site para que o seu servidor fique mais leve. Infelizmente esse recurso não funciona bem e não recomendo ativar ele.

jetpack

WP Smush

Algo que é muito importante nos websites é o tamanho das imagens. Ser consciente com relação à quantidade de kbs que suas imagens possuem pode ser a diferença entre ter um site lento ou rápido. Esse plugin possibilita que toda imagem enviada passe por uma otimização, reduzindo o seu tamanho.

Uma vez que ele só atua na hora de enviar imagens, não há lentidão no site em si. Apenas a melhor performance por causa do tamanho reduzido das imagens. Existe uma opção paga também para reduzir ainda mais o tamanho, mas a diferença normalmente não justifica a não ser que você esteja com muito dinheiro sem saber o que fazer para gastar.

wp smush

WP Super Cache

Existem vários plugins que habilitam funcionalidades de cache no seu site. Alguns são mais difíceis de usar, outros não possuem muitas funcionalidades. Eu já testei vários e atualmente estou satisfeito com o WP Super Cache. Ele é o mais utilizado hoje em sites ativos do WordPress, então não há muito erro em seu uso ou em encontrar tutoriais para sua configuração.

O cache é um fator bem importante para blogs WordPress. Quando um usuário busca por uma página no seu site, ao invés do seu servidor construir a página e gastar muitos esforços para isso, ele simplesmente pega uma versão salva já pronta para mostrar para o usuário.

wp super cache

Yoast SEO

Praticamente todo blog sério hoje utiliza um plugin para ajudar nas configurações de SEO (Search Engine Optimization). O Yoast SEO é um dos mais antigos e melhores pois rapidamente na criação de posts é possível ver se o texto está adequado para a leitura e também para o ranqueamento nos sites de busca.

Além disso, ele configura o seu website para que o Google e outras ferramentas de busca consigam compreender melhor o conteúdo. Vale a pena utilizar e também habilitar a ferramenta de Sitemap.

yoast

Um fator muito importante para determinar a qualidade de um blog é a sua taxa de rejeição. Essa taxa é a quantidade de pessoas que entram no seu site e saem sem mudarem de página ou realizarem alguma ação representativa. Isto é, quanto menor a taxa, melhor o blog.

O plugin Inline Related Posts entra nesse ponto pois adiciona chamadas para os usuários acessarem outros conteúdos do seu site bem no meio do artigo ou post que está lendo. Você pode customizar a chamada para se adequar à identidade da sua marca e também quantas vezes ele aparece em cada página.

intelly related posts

Instant Articles for WordPress

O Facebook há um tempo atrás determinou um padrão de configuração das páginas de artigos e textos para receberem o status de Instant Articles. Esses artigos instantâneos são carregados de maneira muito mais rápida quando acessados pela timeline do Facebook no celular. Como muitos bloggeiros não fazem a mínima ideia de como alterar o código de seus templates para otimizar para esse fim, temos o plugin Instant Articles for WordPress.

Esse plugin conecta com a sua página do Facebook e te guia para a implementação, que é bastante automática. Vale muito a pena utilizar se você compartilha regularmente artigos na rede social. Não só vai ajudar os seus leitores como provavelmente atingir mais pessoas.

instant articles

Facebook Comments Plugin

Muitas pessoas gostam do sistema de comentários nativo do WordPress ou mesmo do sistema Disqus. Já eu prefiro dar uma possibilidade de comentário para meus leitores que não exige um login ou deixar informações pessoais. Como grande parte de nós está sempre logado no Facebook, eu uso esse plugin para rapidamente adicionar a opção de comentários do Facebook no meu blog.

facebook comments plugin

Todo site que possui links está sujeito a receber penalidades de SEO ao ter links quebrados. Um link quebrado é aquele link que envia o usuário para uma página que não mais existe. A internet é fluida e muda o tempo inteiro, então é bem possível que um artigo que você referenciou há um tempo ou teve o seu endereço alterado ou então não existe mais.

Esse plugin monitora todos os links no seu site para que assim que um deixar de existir você seja avisado e possa fazer as correções.

broken link checker wordpress

Better WordPress Minify

Uma das recomendações para melhorar a velocidade de websites é minificar e juntar arquivos de JavaScript e CSS. Fazer isso manualmente no WordPress é uma tarefa muito complicada, ainda mais utilizando temas e templates de terceiros. Para isso utilizo esse plugin Better WordPress Minify. Ele toma conta desse processo automaticamente e gera arquivos compactados para meus leitores.

Eu cheguei a utilizar outros plugins, como o Autoptmize, mas eles não funcionam tão bem com o template que utilizo. Já o Better WP Minify tem possibilidades de customizar como eu quero que os arquivos sejam minificados, então diminui a possibilidade de erros.

better minify plugin

AMP

Da mesma forma que o Instant Articles funciona para o Facebook, o AMP é o padrão de configuração das páginas para que o Google as carregue mais rapidamente no celular. Esse plugin configura o código do seu template para que esteja de acordo com as melhores práticas do AMP.

Recomendo muito utilizar esse plugin pois faz os artigos carregarem bem rapidamente em situações de conexão ruim no 3G ou 4G.

amp plugin wordpress

All-in-One WP Migration

Por fim esse é o melhor plugin para migração e backup de sites WordPress. Já tentei vários, mas todos os outros plugins gratuitos possuem falhas no processo de garantir essa segurança para os sites.

O All in One WP Migration é gratuito e transforma o processo de migrar de um servidor para outro em basicamente fazer download e upload. Eu costumava gastar as vezes umas 3 horas pelo menos para fazer uma migração. Agora com esse plugin é coisa de 15 minutos.

all in one migration

E-mail Marketing e Automação de E-mails

Parte importante do sucesso de um blog é a administração de sua lista de e-mails. Fazer mais do que um envio de newsletter é algo que já é esperado pelos leitores. Além disso é importante sempre manter um contato construtivo com os assinantes de sua lista. O e-mail marketing é a única ferramenta em que os usuários são seus. Isto é, se o Facebook ou Google acabar (ou mesmo mudar a forma como funcionam) você ainda terá sua lista de e-mails.

Automação de marketing é algo um tanto quanto caro se você não sabe muito bem o que está fazendo. É possível começar sem gastar, mas rapidamente você terá que gastar um valor significativo, então é importante ter estratégias bem estruturadas e focadas na conversão dos clientes pelo e-mail.

Mailchimp

Possivelmente o Mailchimp é um dos mais conhecidos sistemas de envio de e-mails. Além de ser bem antigo e experiente, hoje possuem tecnologias muito avançadas de automação de e-mails e envio de newsletter. Para quem tem uma lista com menos de 2000 e-mails e pretende apenas enviar e-mails manualmente, essa é uma excelente opção pois é gratuita.

A partir de 2 mil e-mails o preço escala bem rapidamente. Começa a ser um serviço um tanto quanto caro, mas é sim muito bom. Sugiro para quem quer qualidade e tranquilidade, mas existem outras opções mais baratas.

mail chimp

Lead Lovers

Essa ferramenta é interessante pois tem um sistema de envio de sequência de e-mails bem feita ao mesmo tempo que também lhe possibilita a criação de landing pages. Existem várias outras funcionalidades por um preço que não é tão caro em comparação com a concorrência.

lead lovers

Active Campaign

Na minha opinião o Active Campaign é um dos melhores serviços nessa área de automação de e-mail marketing. O serviço é muito simples de se usar, o preço para começar não é alto (mesmo que em dólar) e é muito confiável.

Sugiro você testar essa ferramenta pois com certeza irá conseguir implementar estratégias complexas de marketing por um preço baixo e bem rapidamente.

active campaign

Convertkit

Outra ferramenta muito interessante e especialmente focada em quem possui um blog. A implementação de formulários de captura de leads é direta e o envio de e-mails pelo serviço é muito simples. O preço não é ruim, mas entre ele e o Active Campaign eu prefiro o AC.

convertkit

Autopilot

Eu costumava deixar o Autopilot como principal referência para clientes e para quem me perguntava. O sistema de automação de marketing e gerenciamento de leads deles é sensacional. É um dos sistemas mais interessantes que conheço para esse fim. Infelizmente recentemente eles aumentaram o preço para valores que começaram a ser abusivos, então parei de considerá-lo como uma grande possibilidade.

Contudo, se o seu objetivo é ter um dos melhores serviços disponíveis eu sugiro dar uma conferida. Eles tem um trial, então pode-se testar sem precisar cadastrar cartão de crédito nem nada assim.

autopilot

Mautic

O Mautic, ao contrário das opções acima, é um sistema open-source. Isso significa que ele foi desenvolvido pela “comunidade” de desenvolvedores que contribuem sem fins lucrativos.

Esse tipo de sistema necessita que quem quer usar precisa instalá-lo em um servidor próprio. Não é um processo muito simples, mas é interessante pois – tirando o preço do servidor – ele é gratuito.

Eu já utilizei muito o Mautic e gosto muito do que ele oferece. Se você tem um  conhecimento técnico razoável, sugiro testar com uma imagem do Bitnami.

Além disso, existe um serviço em que você pode usar até um determinado número de leads gratuitamente online. É o Mautic.com.

mautic

Landing Pages

Uma vez que você já tem seu sistema de automação de marketing definido é hora de criar landing pages para receber o tráfego e coletar seus leads. Uma landing page, em geral, é uma página simples que tem como objetivo coletar e-mails em troca de algum tipo de e-book ou conteúdo. O objetivo delas ou é a conversão ou a demonstração de um determinado serviço objetivo.

Você pode criar landing pages diretamente no seu blog, mas existem outros serviços que também oferecem isso.

Themeforest

Como já mencionado, esse portal da Envato é lotado de temas e templates de qualidade. Dessa forma, ele também possui muitas landing pages por preços bem baratos e com design sensacional. Uma vantagem de já pegar uma landing page com um design é que você não precisa se preocupar com a criação e nem saber se está com as melhores práticas para a conversão de usuários em leads.

themeforest

Optimizepress

Esse plugin para o WordPress é muito utilizado por criadores de produtos digitais para gerar landing pages para seus produtos. São inúmeras funcionalidades já prontas para a criação de páginas com o objetivo de converter os visitantes em clientes. Ele integra muito bem com vários dos sistemas de automação mencionados.

Optimizepress

Leadpages

Se você não quiser preocupar muito com a criação das landing pages, então sugiro utilizar o Leadpages. Ao contrário das duas opções anteriores, aqui você pode simplesmente contratar o serviço e escolher qual o tipo de página que deseja. O sistema já monta e configura tudo para você. Naturalmente esse atalho vem com um custo mensal.

leadpages

Pesquisas e Questionários

Fazer pesquisas com seus potenciais ou atuais clientes ou leitores nunca foi tão fácil. É muito legal ter a opinião de quem está em contato com o seu blog e também utilizar formulários para adquirir informações preciosas sobre ideias de projetos futuros.

Typeform

Utilizo o Typeform desde que eles começaram suas atividades. Hoje são um dos maiores serviços de formulários e possui um estilo muito particular em seus formulários. Cada vez mais os planos gratuitos estão piores no sistema deles, mas ainda assim vale a pena criar formulários sensacionais para seu negócio através deles.

typeform

Google Forms

Já para quem quer todas as funcionalidades de um formulário online sem pagar nada, sugiro o Google Forms. Tudo no Google Forms é gratuito, mas não possuem muitas funcionalidades especiais como pulos de lógica – algo que as outras opções aqui possuem. O estilo também não é dos mais bonitos, mas pelo menos grande parte das pessoas estão acostumadas com esse estilo pois já preencheram no passado algum google form.

google forms

Wufoo

A Wufoo possui basicamente as mesmas funcionalidades que o Typeform, mas com um estilo mais tradicional de design. É uma empresa muito séria e atende grandes empresas. Isso significa que suas funcionalidades são orientadas para públicos mais corporativos e o preço não é muito leve.

Eu sugiro o Wufoo se você quer um formulário com funcionalidades especiais e em um estilo mais tradicional. Para qualquer outra opção, recomendo mais o Typeform.

wufoo

Imagens

Um blog sem imagens muitas vezes é bem chato. As imagens ilustram o que está sendo falado no texto e pode cativar os usuários do seu blog para explorarem mais os seus textos e páginas. É possível hoje adquirir imagens de qualidade tanto gratuitamente quanto pagas. Algo que não pode, no entanto, é buscar no Google Imagens, baixar e reutilizar em seu blog. Se você fizer isso, está correndo o risco de receber uma notificação ou mesmo um processo legal.

Pexels

Atualmente o Pexels é a melhor fonte de imagens gratuitas para reutilização e modificação na web. Você pode buscar entre milhares de fotos que foram subidas por usuários mas são de excelente qualidade. Muitos dos usuários que subiram as fotos lá são fotógrafos profissionais e é possível encontrar imagens de praticamente qualquer nicho.

pexels

Unsplash

O Unsplash é um site sensacional no estilo do Pexels. São fotos de excelente qualidade que foram carregadas por usuários - fotógrafos profissionais e amadores. A qualidade das imagens é sensacional e é interessante para sair do comum de atores em fotos.

Unsplash

Photodune

Caso queira uma foto mais específica e com altíssima resolução, o serviço da Envato Photodune é uma ótima opção. Você paga por foto e pode escolher entre milhares de opções. O preço não é alto, mas se você puder utilizar uma imagem gratuita no final das contas irá economizar bastante.

photodune

Shutterstock

O Shutterstock é o site mais famoso para baixar imagens e vídeos para utilizar em seus projetos e posts. Além disso é um dos mais caros. Vamos dizer que a maior variedade e qualidade vem com um dos maiores preços. É um serviço que é muito bom para grandes empresas, mas se houver algo lá que você goste muito, pode ser uma alternativa que fará a diferença no website.

shutterstock

Analytics e usabilidade

É muito difícil compreender a qualidade e o crescimento de qualquer blog ou website sem analisar os seus números. Quanto mais informações coletadas sobre o que os visitantes do sites fazem nele, melhor. Contudo não é só isso, pois se as informações estiverem soltas e difíceis de serem compreendidas não adianta nada.

Google Analytics

Praticamente todo novo site criado hoje tem o Google Analytics. É um sistema gratuito (até certo ponto) que qualquer pessoa pode utilizar em praticamente quantos sites quiser. A cada dia suas ferramentas estão melhores e mais fáceis de serem usadas, mas ainda assim é necessário um conhecimento vasto na área para realmente tirar algum tipo de proveito do que está sendo mostrado lá.

google analytics

Hotjar

Essa ferramenta é muito bacana pois já dá uma perspectiva mais direta no caminho dos clientes para a sua conversão de acordo com o objetivo do seu negócio. Se você quer transformar visitantes em clientes, é uma boa opção utilizar essa ferramenta independentemente do uso de outros serviços de analytics.

Você pode utilizar o serviço gratuitamente até um certo ponto, então já é interessante mesmo que não pague e tenha todos os recursos.

hotjar

Fullstory

Recentemente fui introduzido ao Fullstory. Assim como o Hotjar você pode utilizá-lo gratuitamente até certo ponto. Contudo, o que diferencia esse serviço é o seu foco em mostrar o que realmente importante. Nele você tem um painel super simples que te mostra exatamente o que é importante para saber o que seus usuários estão fazendo. Além disso você pode visualizar gravações de como foi a visita de algum usuário e até mesmo acompanhar ao vivo o que estão fazendo.

fullstory

Gerenciamento de Mídias Sociais

Uma vez que o blog já está todo configurado, com sistema de analytics e e-mail marketing integrados, está na hora de prestar atenção em sua presença nas mídias digitais. Hoje está cada vez mais difícil acompanhar e planejar sua presença online com tantas redes sociais. Facebook, Twitter, Google +, Instagram, Snapchat, Pinterest, LinkedIn, etc.

mLabs

Com o mLabs você paga um valor bem baixo por mês e tem a possibilidade de agendar posts em vários perfis sociais ao mesmo tempo. O sistema ainda gera relatórios de performance e em breve possibilitará o gerenciamento de conversas no Facebook e Instagram. Não faz muito tempo que comecei a utilizá-lo, mas estou adorando a experiência e os resultados estão bem positivos. É importante ter uma presença regular nas redes que você mais quer impactar.

mlabs

Buffer

De forma similar ao mLabs, você pode utilizar o Buffer para agendar posts em mídias sociais. É possível utilizá-lo de graça para até um determinado ponto. Uma curiosidade interessante é que a empresa Buffer é uma empresa super transparente e interessante. Sua cultura é sensacional e focada no “bem”.

buffer

Hootsuite

Assim como as duas opções acima, o Hootsuite é um sistema de agendamento e gerenciamento de redes sociais. Você pode utilizá-lo gratuitamente para algumas redes, então vale a pena dar uma olhada. Algo bacana dela são os painéis customizáveis. É possível criar painéis que te mostram exatamente o que precisar do Feed de cada rede social.

hootsuite

Conclusão

Para se construir um blog de sucesso hoje é preciso dominar várias áreas de conhecimento – ou pelo menos utilizar serviços que façam isso para você. A lista acima é mutável pois a cada mês novos serviços nascem e antigos são atualizados. Isso faz com que minha preferência possa mudar e eu possa recomendar algo ainda melhor para você.

Espero que o artigo tenha sido interessante e que você possa criar um blog ou website de sucesso!

Divirta-se!