Baixar fontes grátis é algo que tem ficado cada vez mais fácil na internet. Seja você designer, programador, escritor ou entusiasta, a tipografia faz uma diferença imensa na hora de criar um projeto. Fontes de boa qualidade transformam positivamente qualquer design.

Mesmo que você já tenha muitas fontes no seu computador é sempre bom aumentar suas possibilidades e até mesmo renovar o estoque. Algumas fontes gratuitas que acompanham já o sistema do Windows ou Mac não são tão boas. Dependendo do seu estilo eu sugiro até mesmo acessas a pasta de fontes, deletar algumas e depois adicionar novas possibilidades.

Nesse artigo vou fazer duas listas. Em primeiro lugar vou listar os principais sites para se baixar fontes grátis. Depois uma segunda lista com algumas das fontes mais bacanas de 2017. Se você quiser já ver algumas de nossas listas anteriores, já deixo também os links para nossos outros artigos:

8 ótimos sites para baixar fontes grátis

Os sites que estão listados a seguir, em sua maioria, estão disponíveis apenas em Inglês. No entanto mesmo que você não saiba falar a língua eu acredito que não será um grande problema. Basta procurar pelos botões de download ou free download.

1- Graphic Pear

O website Graphic pear é muito bacana e possui uma lista de arquivos gratuitos para baixar enorme. Eles também possuem arquivos premium e que não são muito caros, mas recomendo clicar no menu em Fonts. Na lista que aparecerá você já pode distinguir pelo nome de cada fonte se ela é “free” ou “premium”.

2- dafont.com

O dafont.com é um daqueles sites que eventualmente você acaba chegando nele. Já estão online há muitos anos e possuem uma variedade de fontes gratuitas para você fazer o download. Recomendo utilizar o sistema de busca deles. Apesar do design do site ser um tanto quanto antiquado, suas funcionalidades de pesquisa são boas. Algo que é bem bacana de baixar são fontes de desenhos ou jogos.

3- Freebies Jedi

O site Freebies Jedi cresceu enormemente nos últimos tempos. Freebies é o nome que se utiliza para elementos gratuitos hoje na web, então segue também a dica quando quiserem procurar por algo assim no Google. Esse é um sites que tem muita coisa grátis, então aproveite para dar uma olhada em ícones ou mesmo templates se quiser. Para chegar até as fontes gratuitas, vai até o menu Explore e em seguida Fonts.

4- Urbanfonts

O Urbanfonts é mais um site que nos acompanha já há algum tempo. Assim como outros aqui nessa lista, esse site tem o processo de download bem simples. Basta escolher a fonte e baixar, então não precisa se registrar ou deixar o e-mail. Ele faz um bom trabalho de organização dos estilos de fontes, então isso ajuda se você estiver procurando algo mais específico.

5- Pixelsurplus

Esse é um site mais novo na lista, mas muitos outros blogs de design estão o recomendando. Aqui na Iglu não é diferente! Gostei demais das fontes que estão oferecendo. É um pouco diferente desses outros bancos de fontes como o dafont ou urbanfonts  pois são fontes mais bem trabalhadas e cheias de personalidade.

6- Behance

Quem acompanha minha coleção de arte e design no Google Plus já está acostumado em me ver compartilhar links do Behance. Essa plataforma de exposição de projetos de design da Adobe é sensacional e basta uma rápida pesquisa por “free font” para ter acesso a várias fontes grátis para fazer o download. É preciso um certo critério na hora de procurar pois nem todas as fontes são realmente boas já que qualquer um pode postar seus projetos pessoais na plataforma. então recomendo dar uma olhada no número de curtidas e visualizações da fonte ou mesmo do número de seguidores dos autores e criadores.

7- Netfontes

Queria dar uma atenção especial para esse site que é brasileiro. O Netfontes já está no ar desde o final da década de 90 e está firme com uma seleção imensa de fontes para baixar. O sistema se assemelha muito ao do dafonts.com, mas cada um possui algumas fontes que o outro não tem. Eu gosto de utilizar esse tipo de site com grandes seleções de fontes, mas em geral não possuem arquivos com grande qualidade tipográfica.

8- DeviantArt

O DeviantArt está entre os 100 websites mais acessados hoje e é inteiramente composto de criações de sua comunidade. Naturalmente artistas profissionais também utilizam a plataforma e são deles que a maior parte das boas fontes virão. A dinâmica aqui é similar ao que comentei sobre o Behance. Então procure por “Free Font” e rapidamente você terá acesso a um número grande de fontes para baixar de graça.

9- Lost Type

Esse site é um pouco diferente dos outros que vimos acima. Você tem a opção de escolher o valor a pagar pela fonte desses designes. São fontes muito bacanas, mas você pode de qualquer maneira falar que quer pagar zero dólares e assim baixar gratuitamente.

10- Dribble

Para finalizar nossa lista resolvi colocar aqui esse gigante da arte e do design. O Dribble segue a linha do Behance e DeviantArt, então aproveite pois tem muita coisa boa. Como tem tudo quanto é tipo de projetos, artes e designs, é legal procurar por “Free Font” na pesquisa.

Minha seleção de melhores fontes gratis

Grande parte dessa seleção a seguir vem dos próprios sites listados acima. Então aproveite pois aqui vão algumas das fontes que mais gosto. Seja para criação de websites, banners ou mesmo logotipos, essas são umas das melhores fontes para o arsenal de um designer.

Essa fonte está disponível gratuitamente para uso pessoal. Ela foi feita pelo Jack Harvatt e é muito bonita. Está disponível em três pesos e seis estilo. Pegando a descrição do próprio autor, ela é tem um design moderno grotesco. Foi projetada para não chamar muita atenção.

Uma fonte gratis inspirada pela famosa Futura. Ela é muito bacana e serve bem para títulos, posters e até mesmo legendas.

Essa fonte é sensacional. Eu gosto muito do estilo moderno que ela tem e principalmente quando está espaçada igual na imagem abaixo fica ótima para títulos. Em pleno 2017 vale muito a pena começar a usar tipografias assim.

Inspirada pela vida na floresta, a fonte gratuita para baixar Aventura foi criada pelo designer Jummy Kalman. Com um conjunto de letras em caixa alta, números e uma seleção de símbolos  ela é uma boa opção tanto para uso pessoal quanto comercial. Faz realmente jus ao seu nome.

A fonte Azedo foi criada por um cara chamado Pedro Azedo. Ele mora em Portugal e criou essa fonte para sua própria identidade. Felizmente ele disponibilizou o projeto para fazer o download de graça, então vamos aproveitar pois é uma fonte bem bacana.

Que tal uma fonte cheia de personalidade. Utilizar algo como a Manifesto em seus posters vai dar um efeito bem impressionante.

7- Nexa

Eu sou bem suspeito para falar da fonte grátis Nexa. Com certeza essa é a fonte que mais utilizo. É só você dar uma olhada nas capas de alguns artigos aqui no blog da Iglu que você verá que essa fonte provavelmente estará presente.

8- Parish

Pensa numa fonte elegante. Taí a Parish. Ela foi criada pelo designer George Williams e tem um certo sentimento de Paris antiga – seguindo as descrições do autor. Para você ter ideia, essa fonte já foi baixada mais de 200 mil vezes. Não é pra qualquer um. Você pode usar ela tanto para usos pessoais quanto comerciais, então divirta-se!

9- Makhina

Já que fomos para o lado das fontes estilizadas, que tal essa fonte gratis Makhina. Além dela ser muito bacana para jogos e ambientes mais informais, ela pode ser muito bem aplicada em mídias sociais. Por incrível que pareça essa foi a segunda fonte criada por um designers chamado Nuno Dias. Impressionante.

10- Abraham Lincoln

Pode ficar tranquilo, não ia esquecer das fontes serifadas aqui não. A Abraham Lincoln é uma fonte bem bacana criada pela designer Frances MacLeod. Pensa nessa fonte para a capa de um livro de terror. Acho que combina bastante. Ela tem uma serifa em uma fonte condensada, algo que é um tanto quanto difícil fazer ficar bom. Para baixar a fonte, você pode colocar lá o valor de 0 dólares na sugestão de pagamento e baixá-la de graça. Naturalmente se quiser contribuir com a autora, doe algo que é sempre bom.

11- Klinic Slab

Eu gosto muito de determinadas fontes que são para um propósito específico, mas a Klinic Slab é outro tipo que precisamos sempre ter. São estilos mais versáteis que funcionam em vários lugares. Recomendo demais baixá-la. Para baixar a fonte, você pode colocar lá o valor de 0 dólares na sugestão de pagamento e baixá-la de graça. Naturalmente se quiser contribuir com a autora, doe algo que é sempre bom.

Para terminar nossa lista, vou com algo mais fácil de usar também em projetos. Eu acho que essa fonte combina muito com aqueles projetos de engenharia e arquitetura. Mas pode ser só uma impressão minha.

Aproveite para conferir nossas outras seleções de fontes gratuitas:

Espero que tenha gostado do artigo. Considere compartilhar em suas redes sociais!

Divirta-se!

Autonomia Profissional Banner