O que faz

As ferramentas de Cor e Amostras no Photoshop servem para selecionar, modificar, copiar e salvar cores customizadas para seu conteúdo. Apesar de parecer algo bem normal e intuitivo, existem algumas funcionalidades bem interessantes que farão com que suas peças fiquem cada vez melhores.

Onde está localizada

Se seu Photoshop está configurado no espaço de trabalho Essencial (o que já vem quando é instalado) então você pode localizar os módulos de cor no canto superior direito de sua tela.

screenshot_1

Outra forma de encontrar a ferramenta é abaixo da coluna de ferramentas no canto inferior esquerdo.

screenshot_2

Funcionalidades

  • Criar sua cor customizada

Abra o seletor de cores clicando duas vezes com o botão esquerdo do mouse ou nos quadradinhos no painel da primeira imagem ou nos mesmos como mostrado na segunda imagem. Você verá um espectro vertical em formato de slider para selecionar uma cor e também pode utilizar o quadrado maior para encontrar o tom da cor escolhida – ou melhor dizendo a quantidade de branco ou preto misturada com sua cor. Se você quiser, também pode utilizar os valores hexadecimais (hex – ex: #1d3dsd) ou outra forma baseada em swatches CMYK ou RGB. Não vou entrar muito em detalhe a respeito de suas diferenças, mas são formas de identificar cores.

A partir daí, você pode salvar essa cor clicando em Adicionar a amostras.

screenshot_3

Dicas para lembrar

  • Quando você trabalhar repetidamente com alguma empresa ou projeto, salve as cores da marca do projeto como amostras para facilmente as acessar durante seu trabalho.
  • Se você estiver trabalhando com um projeto para a web, é interessante clicar na caixa “Somente Cores da Web” para poder criar um design que não vá ter suas cores alteradas após jogar em uma página da web.
  • Sempre que você tiver a caixa “Seletor de Cores” aberta leve o mouse até sua criação ou imagem e verá que o cursor virou um conta-gotas. Esse ícone do conta-gotas no Photoshop significa que poderá usar uma cor como amostra precisa e a selecionar.

Sugestão de exercício

Crie um novo documento em branco, selecione a ferramenta de pincel na barra de ferramentas à esquerda de sua tela do Photoshop screenshot_4, abra a caixa de Amostras e comece a testar desenhando algo no seu canvas. Abra em seguida o seletor de cores e experimente criar sua própria amostra como indicado acima.

screenshot_5

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo com sugestões e perguntas.

Divirta-se!

Autonomia Profissional Banner