Saiba como você pode Aumentar - e muito - o potencial Orgânico do seu site através de uma estratégia Simples, principalmente se você já produz conteúdos de Valor, e/ou tem um Blog…

Hoje em dia muito se fala sobre atrair Leads na Internet, pois isso aumenta as Chances de Venda, o poder de comunicação e possibilita a criação de uma Audiência. Certo?

Mas como podemos fazer isso de forma eficiente e simplificada, sem perder o Valor no que disponibilizamos como atrativo? Ou até mesmo, quais são as possibilidades de Lead Magnet que temos disponíveis?

Foi pensando justamente nisso que resolvi desenvolver esse breve Artigo pra você. Pra te ajudar a compreender o que eu já sei faz tempo, mas centenas dos meus Clientes já me perguntaram como podem aumentar o tráfego Orgânico que tem, e até mesmo segmentar melhor as pessoas que acessam o seu site, aumentando assim a taxa de Conversão.

O que é Lead Magnet?

O primeiro passo é você entender o significado de Lead Magnet. Sei que pode parecer meio bobo, mas Lead Magnet nada mais é do que algo que atrai o Lead. Simples assim…

A grande maioria dos Empreendedores no Brasil estão atraindo Leads através de E-books. Você já viu os famigerados E-books por aí?

A estratégia é simples: cria-se uma Copy bem atrativa e lançam em seus Canais de Comunicação - normalmente nas Redes Sociais - para Atrair pessoas interessadas no Conteúdo do Livro Virtual… e isso dá certo… e atrai mesmo pessoas… só que cada vez menos.

Aqui no Brasil, principalmente, após a “descoberta” do Marketing de Conteúdo, estamos vivendo uma era de Enxurrada de Conteúdos gratuitos (os famosos Freemiuns) de todos os Assuntos possíveis. Só que o exagero de e-books que temos por aí, e principalmente a quantidade absurda de e-books de má qualidade, estão atrapalhando as conversões que temos.

Há 4 anos eu obtinha taxas de Conversão que beiravam os 70%. Ou seja, a cada 1.000 pessoas segmentadas que viam uma Publicação de um e-book, 700 chegavam a baixá-lo. E hoje vejo por aí conversões que variam de 12, até menos de 1%…

Mas é só E-books que servem para atrair Leads?

E a resposta é um grande e lindo: NÃO! Não mesmo!!

O grande lance é que a “Formulinha de Bolo” que está rolando por aí são as formas de atrair Leads com e-books, e assim começam as produções em massa desses produtos.

Agora, como você pode manter o seu Site atrativo - ou até mesmo aumentar a quantidade de acessos orgânicos que tem nele - sem entrar nessa Guerra de produção, quase Industrial, de conteúdos rasos e sem Valor?

Bom, existem várias formas. Mas o primeiro passo é compreender melhor quem é o seu Público, e quais os hábitos que eles tem.

Um exemplo Clássico - e que ajuda MUITO no aumento de tráfego orgânico do seu site - é quem atrai muitas pessoas através do Blog.

O Blog é um grande Lead Magnet, e se você possui um Blog que atrai várias pessoas pra ler os seus Posts, ou Artigos, e ainda não criou um E-book com “O Resumo dos 10 Posts mais Acessados”, está perdendo um grande ativo.

Transformar suas Publicações mais Acessadas em e-books também são uma ótima ideia, pois nele você poderá incluir informações que às vezes havia deixado de colocar lá. Ou até mesmo poderá criar um e-book completo sobre um determinado assunto, unindo vários posts do seu Blog…

Essa é uma estratégia simples, que te faz criar captadores de Leads de forma rápida, fácil, e sem perder a Qualidade do Conteúdo ofertado. Imagina só que legal seria para o seu Leitor chegar ao final do Post que está lendo e se deparar ali com a possibilidade de Baixar um e-book completo, que fala mais profundamente sobre o que ele acabou de ler, e ainda possui vários conteúdos complementares… massa, né?

O melhor é que com a criação destes e-books você pode também fazer páginas de Captura, e nelas pode ter um breve resumo do e-book, ou até mesmo de uma à duas páginas bem atrativas, para que a pessoa sinta vontade de ler o restante. E isso vai gerar palavras-chave, o que significa que os sites de busca, como o Google, vão começar a te avaliar melhor e, consequentemente, vão direcionar mais Leads Seguimentados para o seu site.

Deu pra entender? É ou não é simples, criar um material de Valor para sua audiência, sem ter que ficar “quebrando a cabeça” com isso?

Mas agora vamos fugir um pouco dos e-books, e vamos atrair mais pessoas de outra forma… combinado?

Diversas Formas de Lead Magnet

Vídeos estão em alta nas Redes Sociais. E isso nem é mais novidade pra ninguém… mas e você, está produzindo vídeos de qualidade?

Ter páginas com vídeos também podem te ajudar na atração dos Leads, desde que eles sejam criados para gerar Valor, e não somente para aumentar o seu tráfego.

Você pode produzir Talks, no estilo dos TED Talks, que estão super famosos hoje em dia, baseado nos conteúdos mais lidos do seu Blog. Ou até mesmo baseado nos conteúdos mais falados do momento…

Esses Talks são bons pois são feitos em estilo de conversa (obviamente… talk = conversa), e isso gera uma conexão muito forte com a sua audiência. Você vai perceber que gravar vídeos neste estilo, além de super fáceis de se fazer são super intuitivas. Quer ver?

Com esses 5 simples passos você já pode fazer o seu Talk:

1- Veja o assunto que irá abordar (de preferência um que você domina)
2- Pesquise rapidamente 2 ou 3 fontes que falem deste assunto para te dar um embasamento maior e até mesmo alguns insights de como outros profissionais o estão abordando
3- Pegue uma Câmera - e sim, pode ser um Celular com gravação Full HD - e posicione na altura do seu rosto… (caso não tenha um tripé, encontre uma maneira de fixa-lo. É muito comum colocar uma cadeira em cima de uma mesinha, e apoiar o celular em cima dela com algum Livro)
4- Imagine alguém que você conhece que tenha interesse no assunto que você vai falar. Pode ser seu sócio, um professor, um aluno, ou até mesmo um super fã…
5- Olhe para a câmera e imagine que é ele lá, te olhando, se apresente e diga o assunto que irá abordar nesse breve vídeo. Depois disso é só começar a conversar sobre o assunto e pronto.

Agora, pra não ficar uma conversa sem fim, tente fazer com que este vídeo tenha de 5 a 15 minutos. E no final do vídeo diga, inclusive, que se a pessoa gostou do conteúdo é pra ela te mandar um e-mail com um feedback, que você pretende criar mais conteúdos desse tipo.

Após criar o seu Talk, não se esqueça de fazer uma Página de Captura para ele, dentro do seu site. E nessa página você pode até mesmo colocar materiais complementares ao que foi dito, e uma sinopse do Talk. Assim vai gerar ainda mais palavras-chave e terá mais chances de atrair Leads Seguimentados.

Ah sim, lembre-se de por um nome de peso no arquivo do seu vídeo, com palavras-chave importantes, pois elas tem grande relevância na sua pontuação do famigerado SEO.

Aposte também em Programas de Áudio

E pra não terminar esse post com “apenas” essas dicas de Lead Magnet, lá vai uma outra super fácil: se você exportar apenas o áudio do seu Talk, pode disponibilizá-lo como PodCast, para que o seu Lead posso escutar enquanto caminha, está no trânsito, ou fazendo algum exercício físico por aí.

Também pode usar esse áudio do PodCast e unir com outros 2 ou 3 Talks, criando um Conteúdo mais completo, ilustrado por Slides. E até mesmo usar alguns Prints do Vídeo para ilustrar uma Publicação Complementar ao conteúdo do vídeo…

Recapitulando…

O Importante é você entender aquilo que te disse lá em cima… Lead Magnet é qualquer coisa que atraia a atenção do seu Público Alvo. Encontre o que eles buscam e ofereça em forma de Conteúdo de Valor, que você criará um excelente ambiente para se relacionar com sua Audiência.

E lembre-se: Procure formas variadas de entregar seus Freemiuns.

Se quiser saber outra forma muito boa de atrair Leads Qualificados, dá uma olhadinha nesse Post “Site, um Grande e Completo Lead Magnet” que também tem ótimas dicas de usar o que você já tem, de forma que atraia mais Leads Qualificados.

Autonomia Profissional Banner