Melhores plugins para WordPress

Existem milhares de plugins para WordPress e às vezes é difícil saber quais são bons, seguros e realmente úteis. Quais são os melhores plugins para WordPress.

Plugins tem o objetivo de adicionar alguma funcionalidade aos nossos sites WordPress. Por isso, quase podemos dizer que “se você imaginar uma funcionalidade, provavelmente há um plugin para ela”.

Se você não saber muito bem o que é um plugin, sugiro dar uma olhada nesse outro artigo que escrevi sobre como funciona o WordPress.

A maior parte dos plugins são gratuitos. Outros são gratuitos e tem algumas funcionalidades pagas. Outros ainda são completamente pagos.

Nesse artigo vou passar por uma série de plugins gratuitos e pagos, mas o principal é que sejam os melhores plugins para WordPress nas funcionalidades mais importantes que acredito que grande parte possam precisar.

Esse artigo faz parte da série Como Criar um Site. Uma série para iniciantes de como criar um site do zero.

Sem mais delongas, vamos então aos melhores plugins para WordPress.

Plugins para criação de páginas e layouts

Desde a versão 5.0 do WordPress, o editor Gutemberg é o padrão para a criação de páginas e posts.

No entanto, mesmo que ele tenha melhorado um pouco a forma de criarmos páginas visualmente interessantes, ainda está longe de ser um editor visual de layouts e templates.

Se você comprar um template premium, pode ser que ele já venha com algum editor visual bacana. Contudo, quero apresentar alguns plugins que podem já te ajudar nesse processo sem a necessidade de comprar um template.

Elementor

Na minha opinião, o Elementor é o editor visual mais poderoso e versátil no mercado hoje. Parte desse sucesso, imagino, se dá ao fato dele ter uma versão 100% gratuita que qualquer pessoa pode baixar e usar.

Isso provavelmente deu a oportunidade da empresa colher feedbacks e melhorar o produto tanto gratuito quanto pago.

Hoje, grande parte dos websites que eu desenvolvo, incluindo esse aqui, são feitos com a versão PRO do Elementor. Recomendo muito.

Brizy

Assim como o Elementor, o Brizy seguiu os passos de lançar uma versão gratuita e hoje está com um produto tanto gratuito quanto pago sensacional.

Já o utilizei em alguns projetos e a forma de edtar visualmente cada parte é muito intuitiva. Acredito que valha a pena baixar e testar pois pode ser que a forma de fazer as edições seja mais fácil para você em comparação com os outros.

Divi

O Divi é um plugin premium da empresa ElegantThemes. Esse plugin de edição visual já está no mercado há muitos anos e vem melhorando e melhorando cada vez mais.

Uma vantagem em comparação ao Elementor, por exemplo, é que quando você contrata o plano deles você ganha também acesso a dezenas de templates já prontos para tudo quanto é situação.

Sites institucionais, e-commerces, landing pages, etc. Sempre tem várias opções para escolher. O Elementor está no caminho, mas aqui a idade do editor visual e da empresa possibilitaram essa vantagem competitiva.

Divi melhores plugins

WPBakery

Para finalizar, o WPBakery se autoproclama como número 1 do mundo. Já comprei dezenas de templates premium no Themeforest, por exemplo, e realmente a maior parte dos temas utiliza esse plugin para fazer a edição visual de suas páginas.

O motivo pelo qual o adicionei em último na lista, no entanto, é porque acredito que sua estrutura está um pouco antiquada. O seu editor visual não é tão poderoso quanto os outros acima. Eles estão melhorando, mas não sei se vão conseguir bater de frente com o Elementor ou o Divi tão cedo.

Melhores plugins de formulários

Uma das funcionalidades mais utilizadas nos websites é a capacidade de enviar um formulário, questionário ou cadastro.

Para isso, plugins de formulários sempre estão entre os mais baixados nos diretórios do WordPress.

WPForms

Desde que conheci o WPForms ele tem sido minha alternativa favorita tanto para meus sites quanto para os websites de meus clientes.

Isso tudo se deve ao fato de ser muito fácil de criar um formulário e também por causa da edição também visual.

A sua versão gratuita tem relativamente poucas funcionalidades em comparação à paga, no entanto é normalmente o suficiente para sites que só desejam um simples formulário de contato.

wpforms melhores plugins para wordpress

Everest Forms

Com um design mais simples e objetivo, o Everest Forms traz uma maneira bem direta de criar formulários.

Tenho contato com esse plugin há menos tempo, mas já estou o recomendando pela qualidade das opções de design dos formulários e também suas funcionalidades de criação visual de formulários para os sites WordPress.

everest forms melhores plugins

Contact Form 7

Apesar de não o utilizar muito nos últimos tempos, é provável que você se esbarre nesse plugin como requerido por algum template ou tentado a utilizá-lo por ser o mais popular do WordPress nessa categoria de formulários.

Ele é um plugin bastante antigo e parece que não quiseram o modernizar. Por funcionar muito bem e ser maleável, ele ainda é muito usado por templates como padrão.

O problema dele é que sua edição é muito ruim. É preciso saber um pouco de HTML e programação para realmente tirar proveito do que ele tem a oferecer.

Contact form 7 plugins wordpress

Ninja Forms

Assim como o WPForms, esse plugin tem uma versão paga e uma versão gratuita mais simples.

Mais uma vez, aqui é uma decisão de qual layout e estilo você mais gosta pois ambos possuem praticamente as mesmas funcionalidades e são excelentes.

Algo que vemos muito nessa disputa no WordPress pelos mais populares plugins é que um acaba copiando o outro e ficando mais ou menos similar. Por isso, acaba sendo uma decisão de preferência pessoal pelo estilo mais interessante, valores melhores quando vão pro PRO ou alguma funcionalidade mais específica.

ninja forms

Elementor

Tenho que recomendar novamente o Elementor nessa lista pois ele já tem embutida a ferramenta de criação de formulários de contato.

Não é possível criar fluxos condicionais ou formulários super complexos, porém é possível integrar com vários sistemas de e-mail, com o Mailchimp, diretamente.

Naturalmente, podemos fazer a edição do seu visual utilizando o editor visual do próprio Elementor, que é algo bastante positivo.

Melhores plugins para aumentar a velocidade

Existem várias formas de melhorar a velocidade dos nossos websites WordPress. Nesse bloco aqui vou focar principalmente em ferramentas que nos auxiliam em vários pontos ao mesmo tempo.

Cache, banco de dados, CDN e otimização de imagens são alguns exemplos de funcionalidades que os plugins abaixo podem executar para contribuir na aceleração das páginas.

W3 Total Cache

Desde meu primeiro webiste no WordPress em 2012 o W3 Total Cache existe e já é considerado um dos melhores.

No entanto, algo que é preciso já deixar bem claro é que grande parte de suas melhores funcionalidades não funcionam em qualquer servidor simples, compartilhado, etc.

Ele é um dos melhores plugins pois oferece uma quantidade absurda de customização para todos os principais tipos de caches. Naturalmente, isso também o faz ser o mais complexo e difícil de mexer dessa lista.

Você consegue configurar Redis, Memcache, CDNs, Cache de página, object cache, browser cache, etc. Basicamente ele vai resolver vários daqueles itens que todo sistema de análise de velocidade de páginas (tipo o Google Pagespeed Insights) menciona que você precisa.

Se você se sente tranquilo em testar, esse plugin pode ser um ótimo amigo. Se você quer algo mais simples e objetivo, nem pense em instalá-lo.

Eu utilizo esse plugin em alguns de meus sites e realmente ele ajuda muito na velocidade se bem configurado…e piora a velocidade de mal configurado.

Ele é gratuito para grande parte de suas funcionalidades.

w3 total cache

WP Fastest Cache

O WP Fastest Cache é provavelmente o plugin que mais utilizo para o objetivo de acelerar as páginas dos meus sites e também dos sites dos meus clientes.

Eu prefiro ele em comparação ao W3 porque o WP Fastest Cache funciona muito bem com servidores compartilhados e com menos funcionalidades.

Suas configurações são bem simples, o que por um lado contribui para que o configuramos corretamente e por outro nos tira a capacidade de escolher o tipo de cache que desejamos.

Esse plugin é gratuito.

Melhores plugins, wp fastest cache

WP Rocket

Mesmo não sendo um ávido utilizador desse plugin, não poderia deixar de mencioná-lo. Ouso dizer que ele é o melhor plugin para melhorar a velocidade do seu website, no entando isso vem com um custo junto.

O WP Rocket é um plugin pago.

Além de fazer praticamente tudo que o W3 também faz, ele também faz otimização de bancos de dados, te ajuda no carregamento atrasado de imagens (lazy loading), é otimizado para e-commerces e muito mais.

Se o seu negócio depende inteiramente do seu site e a velocidade é um fator primordial – como em uma loja online -, então pode ser que seja uma boa ideia investir nesse tipo de ferramenta.

wp-rocket

WP Super Cache

Para completar a lista, vou mencionar um plugin que acredito estar entre o W3 e o WP Fastest Cache em termos de complexidade e funcionalidade e customização.

Vamos dizer que esse plugin pode ser ótimo se você está começando a entender como a internet funciona e quer explorar um nível de customização a mais com relação à velocidade do seu site.

Ele é gratuito.

wp super cache

Melhores plugins para SEO

Plugins para SEO, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não são ferramentas que você simplesmente instala e agora o site está otimizado.

Na verdade esses plugins servem apenas para te ajudar a configurar suas páginas com as melhores práticas para a otimização nos sistemas de busca.

Para realmente otimizar seu site para SEO, sugiro dar uma olhada nesse artigo sobre o assunto que escrevi como parte dessa série.

No entanto, mesmo assim os plugins abaixo nos ajudam muito a realmente analisar nossos conteúdos e preparar nossos sites para serem melhor indexados pelo Google e outros motores de busca.

Yoast SEO

Começando também com um dos mais utilizados e antigos plugins do WordPress para SEO, o Yoast está firme e forte como principal referência.

Utilizo esse plugin extensivamente para tanto gerar os sitemaps para meus sites quanto para me ajudar a construir artigos, como esse, que estão otimizados com as melhores práticas de criação de conteúdo para uma determinada palavra-chave.

Esse plugin é gratuito para a maior parte de suas funcionalidades.

Nesse exato momento, por exemplo na imagem abaixo, esse artigo não está tão otimizado. Mas na hora que for publicado eu o configurarei para ficar tudo ok.

yoast seo melhores plugins para wordpress

All in One SEO Pack

Se você prefere lidar com plugins 100% gratuitos e de código aberto, o All in One SEO Pack é uma excelente alternativa para o Yoast.

Como ele é um software livre, você tem acesso a todas suas funcionalidades sem precisar pagar nada. Ele vem sendo melhorado já há um bom tempo e hoje tem funcionalidades que estão praticamente de igual para igual com o Yoast SEO. Na verdade acho inclusive que sua navegação e configuração é melhor do que a do Yoast.

all in one SEO pack

Broken Link Checker

Alguns plugins são recomendados sempre estarem ativos. Outros, com é o caso do Broken link checker, eu sugiro manter desativado e ligar de tempos em tempos.

Por que isso?

Porque já li muitos relatos sobre os efeitos negativos que ele pode ter na velocidade do seu site.

No entanto, sua funcionalidade, de conferir se existem links quebrados nas páginas do seu site, é excelente e vale a pena sempre consertar esse tipo de link pois pode influenciar no seu ranking no Google.

Plugins para segurança do WordPress

Cuidar da segurança de sites WordPress é fundamental! Parece que quanto mais tempo passa, mais frequentes são os ataques uma vez que o WordPress é o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) mais utilizado no mundo e possui inúmeras falhas de segurança já amplamente conhecidas de versões anteriores.

Além disso, quando instalamos um plugin cujo código não foi cuidadoso, ele também pode abrir falhas de segurança no seu site.

Por isso, vale a pena ter um dos plugins abaixo instalados para garantir um mínimo de segurança. Eu digo um mínimo pois apenas um desses plugins é 100% gratuito. Uma vez que é algo tão importante, os melhores plugins acabam sempre cobrando por funionalidades.

No entando, mesmo com o mínimo já podemos garantir grande parte das ações maliciosas e proteger nossos sites.

Novamente, se o seu site é o seu negócio então vale a pena investir em plugins e serviços pagos para ainda maior segurança.

All in One WP Security & Firewall

Para começar, vamos com o único plugin que é 100% gratuito dessa lista. Com o All in One, você tem acesso a um grande número de funcionalidades para garantir a segurança e monitoramento do seu site.

Sugiro muito voc

all in one security plugin wordpress

Wordfence

O Wordfence é um dos meus preferidos dessa lista pois, além de ter um sistema de firewall e scanner, sua interface é simples e fácil de usar.

Sugiro o Wordfence caso você apenas queira um plugin para instalar e não se preocupar muito com configurações complicadas.

plugin wordfence

Sucuri Security

wordpress plugin segurança sucuri

Akismet

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Akismet. Afinal, ele é um dos plugins que já vem instalados em todo WordPress.

Sua função é muito simples e extremamente importante se você quer manter um site saudável e sem dores de cabeça.

O Akismet te protege de Spam.

Akismet anti spam

Todos os dias nossos sites são bombardeados por bots, scripts, malwares e outros que ficam tentando comentar e invadir nosso site. Não podemos deixar isso ficar assim, não é? Então vale a pena instalar e configurar o Akismet.

Ele é um plugin que pode ser usado gratuitamente, mas tem planos pagos com mais recursos também.

iThemes Security

ithemes security

Plugins para otimizar imagens

Um dos principais fatores para melhorar a performance de um site é a otimização das imagens.

Frequentemente quando lido com clientes eu recebo imagens de 10, 20 ou até 30 MB de tamanho. Isso significa que se eu simplesmente as adicionar no site sem fazer nenhuma otimização o site vai demorar mais de um minuto para carregar.

Por isso, existem alguns plugins que nos ajudam a melhorar a velocidade do site.

Smush

Apesar de que eu sempre sugiro você otimizar as imagens antes de subir para o site, o Smush é um dos melhores plugins do WordPress para fazer essa otimização automaticamente.

Otimização de imagens smush

Quando você o instala, ele atua sempre que sobe uma nova imagem para seu site. A sua versão gratuita não reduz o tamanho de largura e altura, mas pelo menos otimiza o peso em MB das imagens.

Se você já possui muitas imagens no seu site, você pode aproveitar a otimização em lote que vai de 50 em 50 imagens otimizando.

a3 Lazy Load

Lazy Load é uma técnica muito utilizada para reduzir o tamanho inicial de uma página.

A ideia é a seguinte:

Em vez de carregar todas as imagens de uma página de uma vez na hora que o usuário abre o site, carregamos apenas aquelas que estão no campo de visão da tela.

Isso significa que imagens que ficam abaixo – quando rolamos a página – não precisam ser carregadas até que o usuário realmente chegue até elas.

Carregamento de imagens lazy load

Esse plugin a3 Lazy Load é o melhor que conheço para o WordPress e faz um trabalho muito bom em otimizar o carregamento das imagens.

Melhores plugins do WordPress para backup e migração

Se tem algo que você não quer no seu site é perdê-lo completamente. Para isso, fazemos backup.

Quando um site é infectado ou mesmo “quebrado” por algum plugin ou tema mal desenvolvido, devemos ter pelo menos uma forma de recuperá-lo.

Por isso, vou sugerir dois plugins que pode usar para criar seus backups com segurança.

Também, nessa mesma categoria podemos falar de migração de nossos sites. Migramos um site quando queremos trocar de servidor e precisamos de um backup, ou uma cópia, do nosso site para tal.

UpdraftPlus

Esse é um dos plugins mais úteis que você pode ter no seu site. O Updraft faz backups automáticos dos arquivos e também do banco de dados. Além disso, você pode configurar para o sistema armazenar seus backups em outros ambientes e “nuvens”, como o Google Drive.

Duplicator

Já esse segundo plugin é mais indicado para migrações pois não faz a cópia do site automaticamente. No entanto, ele é excelente para fazer uma cópia que é de fácil instalação em outro ambiente de hospedagem.

Sugiro muito o uso desse plugin gratuito para migração.

Conclusão

Naturalmente, existem milhares de bons plugins para ocasiões mais específicas. Mas aqui tive o intuito de compartilhar aqueles que são mais essenciais para qualquer instalação de WordPress.

Gostaria de saber de você agora se recomenda algum bom plugin. Comenta abaixo.

Divirta-se!

Gostou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou?

Junte-se às mais de 2 mil pessoas que acompanham as novidades no mundo do design e desenvolvimento web!