Se você é um assinante da Creative Cloud, deve ter percebido nessa última semana uma enorme atualização de praticamente todos os aplicativos do pacote. Grande parte da necessidade desse update se deu por causa de uma mudança feita no Adobe Stock – plataforma de stock photos da Adobe que ainda não funciona no Brasil. Curiosamente ainda não tivemos a versão 2016 dos programas e, no caso do Photoshop, fomos para a versão 2015.5.

O que há de novo?

Resumidamente,

  • Ferramenta de corte sensível a conteúdo
  • Identificador facial para a ferramenta de liquefazer
  • Identificador de fontes – Match Font
  • Novo modo de refinar arestas – Selecionar e mascarar
  • Melhoras na performance

Vamos dar uma olhada mais aprofundada agora em cada um:

Corte Sensível a Conteúdo

Agora foi a vez da ferramenta de corte ganhar a funcionalidade de ser sensível ao conteúdo. Para quem não tem muito costume de usar o Photoshop, ser sensível ao conteúdo significa que o programa entende a imagem para saber o que deverá preencher em alguma parte dela. Isto é, no caso da ferramenta de corte quando você, por exemplo, gira a imagem ficam uns triângulos que seria tradicionalmente ser preenchido com uma cor ou transparência e agora o Photoshop imagina o que deverá preencher ali e…Boom, os espaços vazios ganham um preenchimento do que poderia haver ali de acordo com o conteúdo ao seu redor.

Confira também nosso tutorial completo sobre a ferramenta de corte no Photoshop.

Naturalmente esse recurso não é perfeito e da mesma forma das outras ferramentas que utilizam alguma funcionalidade sensível a conteúdo essa funciona melhor com áreas de menor detalhe, como areia, nuvens, céu, entre outros. De qualquer maneira é uma boa adição.

Photoshop_atualizacao_2015.5

Identificador Facial para a Ferramenta de Liquefazer

A ferramenta de liquefazer no Photoshop é, na minha opinião, a mais divertida para brincar com fotos – inclusive para iniciantes pois é intuitiva e simples de mexer. Agora, um problema que em geral acontece é as deformações acabarem indo para lugares que não queremos. Agora com a nova atualização o Photoshop identifica alguns traços faciais e os preserva para facilitar algumas pequenas deformações sem deixar os rostos das pessoas desproporcionais.

Photoshop_atualizacao_2015.5.02

Identificador de Fontes

Essa é a funcionalidade mais interessante da atualização na minha opinião. Sabe aquele momento que você vê uma peça e fica se perguntando que tipo de fonte é aquela naquele título? Então, agora o Photoshop tenta identificar qual é a fonte usada em uma imagem e se não achar sugere alguma que ele julga ser similar. Ferramenta muito poderosa e vai simplificar bastante adaptar algum tipo de design interessante que achou por aí em um novo projeto.

Confira também nosso tutorial completo sobre a ferramenta de texto e fontes no Photoshop.

Photoshop_atualizacao_2015.5.04

Selecionar e Mascarar

Até a última versão do Photoshop, ao terminar uma seleção podíamos clicar no botão Refinar Aresta para melhorar a seleção com alguns algorítimos inteligentes que nos ajudam a suavizar as arestas. Agora, no entanto, o botão foi trocado pelo Selecionar e Mascarar. As funcionalidades anteriores estão ainda lá, mas agora podemos pintar nos locais que queremos refinar e também temos muito mais controle dessa seleção.

Confira também nosso tutorial completo sobre a ferramenta de seleção no Photoshop.

Além disso, a funcionalidade agora abre em um espaço próprio de edição e se assemelha a uma máscara que pintamos de preto ou branco para alterar a visibilidade da seleção. Complexos contornos em cabelos, com essa funcionalidade, ficaram bem mais simples de se fazer.

Photoshop_atualizacao_2015.5.03

Melhoras na Performance

As últimas versões do Photoshop, principalmente para usuários de Mac, tiveram algumas críticas com relação às suas performances, então foi muito bacana os desenvolvedores da Adobe colocarem um pouco mais de atenção nesse ponto. O programa já não é dos mais leves – nunca foi -, mas com o avenço de alguns competidores no mercado mais leves e com recursos similares agora o Photoshop deve também acompanhar.

 

Então foi isso meu caro ou minha cara. Você já está com a nova versão? O que achou? Quero muito saber sua opiniao!

Divirta-se!

Autonomia Profissional Banner