Há pouco tempo a Adobe lançou a versão 2017 para uma boa parte de seus aplicativos da Creative Cloud e entre eles o Photoshop 2017 veio com muitas novidades bacanas. Vamos então ver um pouco mais a fundo as principais mudanças.

Novo Documento

Uma área do programa que há muito tempo não tinha uma alteração é a área de seleção de novos documentos no programa. Agora, além de seguir mais a linha da tela inicial contendo mais elementos gráficos e imagens, a tela de seleção apresenta alguns presets (predefinições) para você escolher. De alguma forma essa funcionalidade lembra a tela inicial dos aplicativos do pacote Microsoft Office pois tem templates (modelos) e presets segmentados por tipo de trabalho.

photoshop criar novo documento

Se você vai trabalhar com fotografia, com ilustração ou mesmo com web agora fica mais fácil já encontrar ou salvar presets e, mais do que isso, já começar seu trabalho com um template e ir modificando em cima. Eu imagino que essa funcionalidade terá bastante contribuição da comunidade e em breve poderemos ter vários templates bacanas diretamente no Photoshop para começarmos um novo projeto.

Barra de Busca

O Photoshop já continha uma barra de busca para algumas funcionalidades e pesquisas, mas agora ela um pouco mais robusta e atrela artigos sobre algumas ferramentas do programa, fotos do Adobe Stock (que ainda não está funcionando legal no Brasil) e até mesmo alguns outros artigos relevantes. É uma mudança bem bacana e interessante para novos usuários e até mesmo para veteranos.

photoshop barra de busca

Fontes em SVG

As fontes no Photoshop agora possuem suporte para SVG, isso significa que elas suportão gradientes e cores diretamente no glifo. O prograva veio com alguns exemplos mas isso abre bastante o leque de opções para fontes já estilizadas e até emoticons. No fundo mesmo, o suporte para os emojis são o highlight dessa funcionalidade para a maior parte dos usuários e uma das fontes que já agora vem com o Photoshop é uma chamada EmojiOne.

Aproveite para conferir nosso tutorial completo sobre a ferramenta de texto no Photohop.

Se você gosta de colocar emojis nos seus trabalhos agora ficou bem mais fácil!

photoshop fontes svg

Filtro de disolver sensível a rostos

A ferramenta, ou filtro, de dissolver foi uma das primeiras que eu adorei no Photoshop. Além de ser intuitiva e simples de usar, ela possibilita a criação de peças muito engraçadas (principalmente para zoar os amigos). Contudo, era muito difícil utilizá-la da forma “correta” pois a deformação de algum elemento acabaca influenciando outros. Agora pelo menos você pode pedir o programa para identificar rostos e ele vai te ajudar a trabalhar suas deformações faciais igual um editor de personagem no The Sims.

Quando você clica no botão de identificar os rostos, aparecem alguns sliders para você poder controlar o tamanho dos elementos da face, como os olhos, nariz e boca. É bem divertido.

photoshop filtro de disolver

Basicamente fica mais fácil mexer nos rostos 🙂

Melhoras na ferramenta de Selecionar e Marcarar

Há um tempinho já que estamos trabalhando com a ferramenta de selecionar e mascarar no Photoshop. Ela foi uma excelente adição e agora eles adicionaram a ferramenta de Laço dentro do seu painel de edição, o que facilita bastante selecioanar algumas áreas com essa ferramenta livre.

Confira também nosso tutorial sobre as ferramentas de seleção no Photoshop.

photoshop ferramentas de selecionar e mascarar

Melhora do painel de propriedades

O painel de propriedades é sempre muito útil e está por padrão no canto direito bem no centro da tela em seu Photoshop. Além de mostrar informações sobre sua imagem, agora ele mostra mais informações e opções de alterações relacionadas com a ferramenta escolhida. Por exemplo, se você está digitando um texto com a ferramenta de Texto, agora nesse painel aparecerá algumas opções de alinhamento, seleção de fontes e outros.

De alguma forma achei essa melhora um pouco aleatória pois a maior parte dessas opções já temos acesso na barra de opções da ferramenta no topo da tela, mas vamos ver como isso se comporta nos próximos meses e se vai melhorar nosso fluxo de trabalho.

photoshop painel de propriedades

 

Essas alterações com certeza são muito bem vindas, mas vale lembrar que só quem possui a assinatura do Creative Cloud da Adobe terá acesso a essa versão 2017. Eu sempre recomendo a aquisição, principalmente se você ou alguém na sua família for estudante ou professor, pois aí consegue um desconto bem legal na compra.

Espero que tenha gostado do artigo e não deixe de deixar um comentário com alguma pergunta, sugestão ou mesmo crítica! Se você acha que alguém pode gostar também desse artigo, ajuda bastante a gente o compartilhamento 🙂

 

Divirta-se!

Autonomia Profissional Banner