UX Design: o que é, ferramentas e curso para entrar na área

UX Design: o que é, ferramentas ecurso para entrar na área UX Design​​ é um termo que, recentemente, tem ganhado muita popularidade. Afinal,grandes empresas trabalham com essa prática para alcançar sucesso no mercado – e conseguem, é claro. Google, Amazon, AirBnB e Spotify: todas elas trabalham a concepção e desenvolvimento de seus produtos de forma centrada no usuário. Mas o que, afinal, significa essa expressão e como aplicá-la ao seu negócio?

Neste artigo, você encontra os seguintes tópicos:

  • Por dentro do UX Design
  • Vantagens de aplicar o UX Design ao seu negócio
  • Ferramentas de UX Design
  • Curso: UX Design & Design Thinking

Por dentro do UX Design

A área de UX Design é recente e pode ser considerada consequência de um amplo desenvolvimento de novas tecnologias, como a rápida expansão do uso da internet e a facilidade de grandes organizações em coletar e analisar dados. É nesse contexto que ela surge, com o objetivo de ​criar uma experiência única, gratificante e de alto nível para usuários de produtos e serviços.

De forma superficial, essa preocupação parece uma etapa óbvia no desenvolvimento de qualquer projeto; na prática, não é bem assim que as coisas acontecem. Existem muitas empresas que, infelizmente, ainda não levam a experiência de seus usuários a sério, visando apenas uma produção a baixo custo, o que a longo prazo pode trazer sérios prejuízos.

Por exemplo, se uma empresa possui o mindset de desenvolver um produto ou serviço como menor custo possível, ignorando as necessidades dos usuários ao consumi-los, ela pode acabar perdendo seu espaço no mercado. E o pior: acaba por dar enorme vantagem competitiva para os concorrentes, que podem se debruçar exatamente em cima desses gaps, das vontades dos usuários, para desenvolver seus produtos. O que certamente vaiatraí-los com mais eficiência.

UX Design, portanto, é a área responsável por criar um processo de desenvolvimento deproduto que tenha como base as necessidades dos usuários e que entregue a elas um consumo de alto nível. Mas para chegar nesse ponto é preciso entender alguns fatores: para os usuários, como seria o tal produto/serviço ideal? Como eles querem usá-los? Como eles poderão usá-los? A diferença entre a resposta dessas perguntas se resume ao trabalho de um UX Designer.

Vantagens de UX Design

Algumas das principais vantagens da aplicação do UX Design ao seu negócio ficaram explícitas no tópico anterior. Mas é importante ressaltá-las e acrescentar alguns outros pontos.

O primeiro deles, como já dito, é o de que o UX Design dentro da sua empresas trabalhará para manter um alto nível de satisfação nos seus consumidores. Isso é importante, pois seo seu produto ou serviço impacta alguém de forma positiva, você tem a chance de fidelizar esse cliente, tornando-o um embaixador da sua marca. Ou seja, é bem possível que, em algum momento, ele recomende sua incrível experiência para outras pessoas. De forma orgânica, você acaba por aumentar a autoridade do seu produto e da sua empresa.

Outro ponto agregador do UX Design é o de que os profissionais por trás da área trabalham com processos que podem ser aplicados à vários outros projetos, e não só aos que estão relacionados à concepção de produtos e serviços. Os processos e técnicas usados na área visam organização, pesquisa e roteiros que você pode implementar em outros setores da empresa, tornando os métodos de trabalho mais ágeis e seguros.

Mas quais são esses processos, técnicas e ferramentas de UX Design?

Ferramentas de UX Design

UX Designers possuem ferramentas e processos peculiares para desenvolver produtos centrados no usuário. A jornada do usuário é uma dessas ferramentas, que tem o objetivo de identificar todos os pontos de contato do usuário com determinada atividade – como o uso de um produto ou serviço, por exemplo. Essa jornada dá um boa visão de como ele se comporta em cada etapa, mostrando para os profissionais de UX como a experiência pode ser melhorada para que ele se torne um consumidor fiel.

Também é essencial trabalhar com testes de usabilidade. São sessões em que os profissionais assistem o usuário interagindo com o produto ou serviço. As análises dos dados provenientes desses testes podem ser usadas para melhorar as etapas de desenvolvimento e deixar os produtos cada vez mais responsivos para os consumidores.

Outras interações que estão conectadas à área de Design e que são desenvolvidas pelos UX Designers: mapas de navegação do usuário, desenvolvimento de soluções inovadoras, prototipação, fluxo do usuário e de processos. Conhecimento de métricas também é essencial, para a coleta e avaliação de reações dos usuários.

Quer aprender de forma aprofundada sobre os processos, ferramentas e técnicas de UXDesign?

Curso: UX Design & Design Thinking

Já pensou em se aprofundar nesse assunto com profissionais da área, com flexibilidade para estudar onde e quando quiser, de forma online e por uma preço que está de acordo com as suas finanças? A Udemy oferece um curso voltado para ​UX Design & Design Thinking​​ perfeito para você.

Marketplace global de ensino e aprendizado online, a ​Udemy​​ possui mais de 24 milhões de estudantes e mais de 35.000 instrutores no mundo todo. Os alunos podem aprender com uma gama de cursos, que vão abrangem desde as ​soft skills​, como falar em público e mindfulness, até ​hard skills​, como programação, Excel e… UX Design!

No curso ​UX & Design Thinking: Experiência do Usuário nos Negócios​​, você aprende tudo sobre a teoria e prática, com centenas de exemplos práticos. As aulas são uma coletânea de diversas técnicas da área e além de abordar as ferramentas práticas de UX,também explica os processos de trabalho que guiam equipes centradas no usuário. O planejamento do curso é pensado para que você se torne um profissional completo e com capacidades para liderar equipes.

Você vai aprender mais de 50 técnicas que ilustram as principais etapas de um trabalho de UX Design:

  • Estratégia
  • Geração de Ideias
  • Planejamento
  • Desenho
  • Validação e Pesquisa
  • Métricas
  • Lançamento MVP
  • Testes de usabilidade

Essa é a chance de aprender, de uma vez por todas, a criar serviços e experiências que as pessoas gostam de usar; a planejar e liderar o desenvolvimento de produtos centrados nos usuários; a evoluir o seu produto, fazendo a análise e acompanhamento de KPIs e outras ferramentas como Design Sprint, Lean UX e muito mais.

É importante ressaltar que o curso não conta com pré-requisitos. Qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a arte da UX Design deve começar a se especializar agora mesmo – seja como iniciante, seja para aprimorar o seu produto líder de mercado. Acesse: ​UX & Design Thinking – Experiência do Usuário nos Negócios.

Gostou do artigo?

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
André Lug

André Lug

Apaixonado por design e desenvolvimento de websites. De vez em quando gosta de escrever sobre produtividade, como é ser um freelancer e algumas reflexões da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *