Você sabe qual o melhor criador de sites para começar o seu projeto online? Atualmente temos algumas opções no mercado digital porém é preciso entender quais ferramentas tem os recursos mais adequados para o seu site e para o seu bolso.

Um criador de sites deve oferecer toda tecnologia e acessórios para você implementar o melhor design, layout e conteúdo e garantir o sucesso do seu negócio.

Artigo criado em parceria com a Weblink. Escrito por Ariane.

Antes de criar um site

Para começarmos a escolher entre o melhor criador de sites e mergulhar nesse assunto, vamos esclarecer que para isso você já deve ter investido em dois elementos importantes e vitais para ter um site. Estamos falando de hospedagem de sites e domínio.

O seu domínio, que é o seu endereço na internet, deve ser curto e memorável para não sair da cabeça dos seus clientes e tem que estar ligado ao segmento do seu negócio. Ainda não tem um domínio e quer verificar se sua ideia está disponível? Verifique agora e contrate planos de hospedagem com domínio grátis.

E falando em planos de hospedagem de sites, esse é o segundo elemento que vai permitir que o seu site seja encontrado na rede. A hospedagem de site é o local, ou seja, o servidor onde os arquivos, imagens e dados que compõe o seu site são armazenados. Antes de contratar, avalie as expectativas para o seu site e escolha o plano de hospedagem ideal.

Agora que certificamos que você tem domínio e hospedagem vamos ao que interessa no artigo de hoje que é saber qual o melhor criador de sites para o seu projeto.

Criador de Sites

A internet oferece gratuitamente recursos e conteúdos ilimitados para quem quer construir um site, um blog ou uma loja virtual.

Quando se trata de construtores de sites existem dois mais famosos e populares que encantam os olhos com apresentações de sites lindos e dar inveja. E aí fica a dúvida: qual o melhor, Wix ou Wordpress?

A comparação foi elaborada em três categorias, sendo elas nível de dificuldade do usuário na hora de criar um site, custos para ter um site na plataforma e design.

WordPress

Primeiro você precisa entender que existe diferenças entre o WordPress.org e WordPress.com.

O WordPress do qual você sempre ouve falar muitas coisas boas a respeito é o .org, uma plataforma open source disponível para qualquer pessoa com domínio e hospedagem criar um site e deixá-lo disponível na rede.

Já o Wordpress.com é o serviço de hospedagem do WordPress e que acaba criando confusão na cabeça das pessoas por levar o mesmo nome da marca. Agora vamos aos tópicos:

Nível de dificuldade

Com um editor visual para escrever seu conteúdo e personalizar o seu tema, o WordPress permite você criar e customizar o seu site do seu jeito.

Neste tutorial dividido em três vídeos você assiste como criar um site no WordPress e adaptá-lo inclusive para a função “arrasta e solta”.

Mas uma vez que o usuário se familiariza, não há segredos em navegar e descobrir as centenas de possibilidades ali dentro. Veja esse tutorial completo de como criar um blog passo a passo com WordPress.

Custos

O WordPress é gratuito. Mas como já falado anteriormente você precisa ter o seu próprio domínio e hospedagem para lançar o seu site. Não é à toa que existe o próprio serviço de hospedagem do WordPress. Mas isso não é problema já que é possível encontrar planos de hospedagem barata com auto instalador WordPress para criar um site.

O WordPress.org também oferece diversos temas e plugins gratuitos além das opções Premium que são pagas.

Design

Com centenas de temas gratuitos ou pagos, o WordPress impressiona até mesmo com os designs mais tradicionais e famosos que você já viu por aí.

As opções gratuitas apresentam limitações como todo serviço free, porém nada interfere na performance do seu projeto.

Wix

Indicado para quem criar um site do zero mas não tem conhecimento técnico e preza por facilidade, o Wix compete diretamente com o WordPress quando o assunto é criador de sites.

Nível de dificuldade

Lembra que comentamos sobre a função “arrasta e solta”? O Wix tem pronto. E isso faz dele o criador de sites mais intuitivo e fácil para iniciantes no mundo virtual.

A plataforma te entrega um site pré montado e didaticamente te apresenta itens que você pode personalizar sua página, seu conteúdo e adicionar outros acessórios que vão deixar o seu site amigável e pronto sem conhecimentos técnicos para isso.

Custos

Também grátis o Wix apresenta uma diferença que pode não agradar a todos. A plataforma inclui publicidade no seu site além de não permitir que tenha um domínio personalizado no seu site.

Outro fator importante é quanto a flexibilidade na hora de adicionar ferramentas como Google Analytics ou remover a publicidade você obrigatoriamente precisa fazer o upgrade e obviamente pagar por isso.

Design

Com mais de 500 temas pré elaborados para o usuário escolher, o Wix oferece designs responsivos intuitivos para um iniciante. Neste criador é possível construir diversos tipos de sites desde lojas virtuais blogs ou sites corporativos.

Mas o que acontece e pode desagradar no Wix é que ao escolher um tema, você não pode alterar para outro tema como acontece com flexibilidade no WordPress.

Conclusão

Custos

Por permitir que você contrate o serviço de hospedagem de sites que bem quiser, o WordPress ganha quando o assunto é preço.

Você tem flexibilidade para investir financeiramente o quando quiser sem ficar preso à hospedagem da plataforma.

Nível de dificuldade

Ponto para o Wix. O sistema de “arrasta e solta” do Wix torna a plataforma prática considerando que no WordPress você precisa configurar para chegar até aí. Mas não confunda, não é preciso entender de código para criar o seu site, apenas saber os elementos essenciais para colocá-lo no ar.

Sem gastar muito tempo e sem nenhum conhecimento, o Wix não exige técnica de quem quer construir um site.

Design

Com a extensa lista de temas, plugins e layouts disponíveis, incluindo as opções de customização, o WordPress é o mais robusto neste sentido.

Final

Tanto Wix quanto WordPress são ótimos. Mas pensando a longo prazo onde a ideia é que o seu site cresça e apareça, o WordPress apresenta mais flexibilidade para expandir.

O que o Wix tem de fácil, o WordPress tem de flexível e isso pode ser crucial na hora de decolar com seu projeto na internet.

Este artigo foi produzido pela WebLink, empresa de tecnologia com serviços de hospedagem barata com criador de sites simples e intuitivo, auto-instalador WordPress e registro de domínio grátis.

Autonomia Profissional Banner